Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ILHÉUS JÁ TEM CALENDÁRIO PARA TURISMO DE NATUREZA

ILHÉUS JÁ TEM CALENDÁRIO PARA TURISMO DE NATUREZA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 04/12/2021 17h00

Em Ilhéus é possível pescar o peixe pela manhã e observar baleias e aves multicoloridas a tarde.

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com empresas voltadas para o turismo de natureza, estruturou um calendário anual para atrair turistas interessados em desfrutar as belezas naturais da cidade, patrimônios históricos, prática de esportes náuticos, além da observação da fauna marinha e da Mata Atlântica.

De acordo com a programação, o período de outubro a fevereiro é muito favorecido para a prática da pesca costeira; novembro a dezembro, ideal para a observação de aves em locais como a Lagoa Encantada; maio a novembro, por sua vez, propícia para a observação de botos cinzas na baía do Pontal; junho a novembro para a observação de baleias no mar;maio a agosto, é iniciado o temporão do cacau, embora a observação do cacau possa ser realizada o ano inteiro; e de agosto a abril, a temporada da pesca esportiva, tanto no rio, quanto no mar e lagoa, acontece na maioria das estações do ano. Ações de fomento ao calendário são incentivadas pelos setores públicos e privados.

Estão sendo articuladas entre a Prefeitura de Ilhéus e as empresas a criação de eventos ligados às atividades da natureza como um Festival Internacional de Chocolate e Cacau de Ilhéus; a participação de Ilhéus na maior feira de pesca esportiva da América Latina; organização de uma competição de pesca de marlin nos próximos anos; e lançamento de uma campanha publicitária de abertura da temporada das baleias em Ilhéus.

As pastas da Cultura e do Turismo tem valorizado e incentivado a iniciativa por meio dessa parceria. “O turista local, ou visitante que vem de fora, tem como vivenciar a natureza e toda a exuberância das belezas naturais de Ilhéus próximo da estadia. Por exemplo, é possível pescar o peixe pela manhã, observar baleias a tarde, e, durante a observação de aves multicoloridas, degustar cacau e o chocolate de origem. Após passear no Centro Histórico, pode-se pegar um barco para subir o Rio do Engenho, conhecer a segunda Igreja rural mais antiga do Brasil, desfrutando da gastronomia local e de um ótimo banho de água doce. Em outro dia de programação, é possível caminhar na praia, fazer trilhas na Mata Atlântica e fechar com chave de ouro a passagem por Ilhéus, aproveitando o paraíso escondido que é a Lagoa Encantada”, exemplificou Geraldo Magela, secretário de Cultura.

De acordo com a bióloga doutora, Alice Lima, sócia-proprietária da Ecosul Turismo, são muitas as opções para o turismo de natureza, incluído o turismo náutico, em Ilhéus. “Os visitantes têm a chance de desfrutar o lazer e ao mesmo tempo conhecer sobre a fauna, a flora, adquirindo conhecimentos sobre as espécies e o nosso ecossistema”, explicou.

Um grupo de empresas organizadas como a Royal Charlotte Fishing, Casa do Pescador, Fazenda Yrerê, Mar de Selva Ecoturismo, Ecosul Turismo, Rotas e Rumos, estão articuladas em atrair turistas fomentando os destinos que Ilhéus oferece, com o apoio institucional do poder público municipal.

Deixe seu comentário para ILHÉUS JÁ TEM CALENDÁRIO PARA TURISMO DE NATUREZA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!