Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ILHÉUS: PREFEITURA DISPONIBILIZA “DISK DENUNCIA DE LIXO E ENTULHOS”

ILHÉUS: PREFEITURA DISPONIBILIZA “DISK DENUNCIA DE LIXO E ENTULHOS”
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 05/03/2020 10h28
★ ★ ★ ★
2

A população pode denunciar o descarte irregular de lixo e entulhos através do número (73) 98899-2376

Além de promover um serviço de coleta de lixo eficaz e de qualidade, a Prefeitura de Ilhéus disponibilizou, desde o ano passado, um canal de comunicação para o registro de denúncias e irregularidades referentes ao descarte irregular de resíduos sólidos (lixos), pneus e entulhos em espaços públicos: o Disque-Denúncia Lixos e Entulhos, através do número (73) 98899-2376.

A ação faz parte do Programa Ilhéus Cidade Limpa e é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb), que promove ações contínuas para garantir a qualidade na limpeza pública. Além de ser um meio para denunciar os atos praticados de forma inapropriada, o cidadão também pode fazer solicitações, sugestões ou reclamações referentes a coleta do lixo domiciliar.

De acordo com o titular da Secsurb, Hermano Fahning, as ações implantadas pelo prefeito Mário Alexandre orientam e conscientizam a população ilheense quanto ao cuidado no descarte correto do lixo doméstico, a limpeza de terrenos e outras áreas à céu aberto, como forma de prevenir à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Olha a multa – Mas atenção: resíduos como entulhos de construção civil, móveis, materiais hospitalares e lixos domésticos devem ser descartados corretamente. O fiscal que flagrar uma pessoa jogando lixo em vias e logradouros públicos será automaticamente multada. As penalidades variam e serão aplicadas em conformidade com a Lei 3.804/2016, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

A lei prevê o controle da poluição, a proteção e recuperação da qualidade do meio ambiente; à inclusão socioprodutiva de catadores de resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis e à promoção da saúde pública que assegura o uso adequado dos recursos ambientais. Conforme o documento, a gestão de resíduos é desenvolvida em consonância com as políticas municipais de meio ambiente.

Viciadas – Os descartes indevidos e o acúmulo de resíduos sólidos, as lixeiras viciadas, sempre estiveram na mira da Prefeitura Municipal para serem eliminadas. Além de incomodar pelo mau cheiro e por atrair insetos e ratos, as lixeiras causam transtornos à população. Equipes de limpeza exterminaram 23 locais de descarte indevido de lixo, e realizaram a instalação de 160 lixeiras em variados pontos da cidade.

Cidadão mais consciente – No entanto, a Secsurb observa que aos poucos a população tem tido o cuidado de não colocar o lixo em qualquer local. A patrulha mecânica composta por duas máquinas e seis caçambas, que antes fazia a limpeza da zona norte em dois dias, hoje já faz em apenas um dia. O órgão avalia que isto ocorre porque a população começou a se conscientizar e procura depositar o seu lixo em local adequado para a coleta de lixo.

Na área da orla sul, por exemplo, há relatos que antes havia muito entulho em locais como terrenos baldios. A população depositava os resíduos nestes pontos que foram eliminados pela Prefeitura. Haviam duas áreas consideradas lixeiras viciadas, mas que por meio de compensação, foram transformadas em praças de convivência, através de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o município e a empresa SSN Incorporações.

Limpeza das praias – Alan Sousa Nascimento, chefe de Limpeza das Praias, informou que o órgão coordena uma equipe formada por 18 funcionários da CTA, empresa terceirizada dos serviços de limpeza à Prefeitura de Ilhéus. “Nossa área de atuação é em todo litoral com ações diárias de acordo com a situação das praias, com foco nas áreas mais procuradas, onde há concentração maior de banhistas”.

A Secsurb registra que por dia, um caminhão compactador de lixo retira da praia em média de nove a doze toneladas de lixo. A operação utiliza em média de 400 a 500 sacos de lixo por dia, dependendo da demanda diária, com a coleta de resíduos comuns de praia a exemplo das garrafas plásticas, de vidro e restos de alimentos. “Num período de dez meses, foram retirados ao todo, cerca de três mil toneladas de resíduos das praias de Ilhéus”, informou o chefe do setor.

Com o disk denúncia de lixo e entulhos, associado ao trabalho da Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, coletividade e poder público atuam em parceria para fazer de Ilhéus uma cidade mais limpa e organizada. A orientação é que a população colabore com a limpeza da cidade e denuncie lixo e entulhos irregulares através do telefone (73) 98899-2376.

Deixe seu comentário para ILHÉUS: PREFEITURA DISPONIBILIZA “DISK DENUNCIA DE LIXO E ENTULHOS”

Resposta de Diógenes

Ótima iniciativa, porém o telefone não funciona!

★ ★ ★ ★ ★ Em 06-04-2020 às 12-29h 5

Resposta de ANGELA PIRES

Parabéns pela iniciativa e conte comigo como fiscal colaborativa. Ilhéus é muito bonita e precisa estar limpa para que sua beleza apareça. Gostaria de saber porque não há lixeiras na Praia da Avenida, isso facilitaria o descarte no local apropriado pel

★ ★ ★ ★ Em 06-03-2020 às 14-18h 4
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!