Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ILHÉUS RECEBE APARELHOS DE ULTRASSONOGRAFIA DIGITAL E RAIO-X

ILHÉUS RECEBE APARELHOS DE ULTRASSONOGRAFIA DIGITAL E RAIO-X
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 23/08/2019 18h15

ILHÉUS RECEBE APARELHOS DE ULTRASSONOGRAFIA DIGITAL E RAIO-X

Mais um reforço no atendimento à saúde em Ilhéus. Esta semana, a Prefeitura instalou dois aparelhos de Ultrassom Doppler Colorido Digital e um aparelho raio-x para dar mais agilidade na realização de exames na rede pública de saúde. As unidades Sarah Kubitschek e Hernani Sá foram as contempladas com os ultrassons e a UPA24h, na Conquista, com o raio-x. Esses equipamentos são frutos de emendas parlamentares e parcerias com o Governo do Estado.

A Central de Regulação de Ilhéus calcula que com a chegada dos novos aparelhos, o município terá uma economia mensal de R$200 mil, além de poder atender as mais variadas demandas dos serviços de saúde local. Informou ainda que o governo baiano deve enviar um aparelho com as mesmas especificações para atender as demandas do Centro de Atendimento ao Diabético (CAD).

Ao comemorar a chegada dos aparelhos, o prefeito Mário Alexandre avaliou que não poderia ter vindo em hora melhor. “Já avançamos e iremos avançar muito mais, e os ilheenses podem ter esta certeza. As parcerias firmadas em prol de Ilhéus geram benefícios importantes para a nossa população, além de fortalecermos os trabalhos das equipes nos diversos setores da saúde no município”.

O médico Antônio Carlos Pitanga explicou que a rede recebe aparelhos de grande porte com recurso Doppler Colorido Digital para auxílio na avaliação das patologias. “A população ilheense está de parabéns, pois dará mais qualidade na saúde, além de se tratar de um equipamento fixo, com potência excelente, além de facilitar o acesso de profissionais de saúde a este tipo de exame”.

Ultrassom – Os aparelhos possibilitam um resultado de imagem com alta resolução e a segurança de um diagnóstico preciso, oferta da prevenção às doenças e a garantia de um tratamento eficaz. Realizam imagens de abdome, vias urinárias, próstata, tireoide, mamas, ultravaginal, endocavitário e endoretal, equipado com transdutores e sistema multifrequencial, direcionado para o estudo da tireoide.      

O diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena destacou que esse tipo de serviço era realizado junto à rede privada, mas que agora passa a ser fornecida pelo município. “Exames como eletrocardiograma passará a ter atendimentos à noite, e uma média de 300 eletros ao mês só no bairro Hernani Sá. Com isso, atenderemos a uma demanda reprimida”.

O diretor informou ainda que, por dia, são expedidos uma média de 40 pedidos de exames de ultrassom em apenas um único posto. “As descentralizações dos serviços fazem a comunidade ganhar. Atualmente o município vai ao encontro do usuário do SUS. Na zona sul o aparelho é fixo, os outros dois são portáteis, proporcionando agilidade nas zonas descobertas, inclusive, nos fins de semana”.  


Deixe seu comentário para ILHÉUS RECEBE APARELHOS DE ULTRASSONOGRAFIA DIGITAL E RAIO-X

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!