ITABUNA: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM GREVE POR SALÁRIOS

Em estado de alerta, os trabalhadores anunciaram para esta terça-feira, dia 04, uma greve por tempo indeterminado, porque estão com salários atrasado
Os funcionários da Santa Casa de Itabuna, liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região, estão na manhã, desta terça-feira, dia 14, recebendo o pagamento do salário do mês de outubro. A informação foi prestada ao Blog do Bené, às 07h55min, pelo presidente do Sintesi, Raimundo Santana, acrescentando que a confirmação do pagamento à categoria foi feito pela Provedoria da entidade.
Em estado de alerta, os trabalhadores anunciaram para esta terça-feira, dia 04, uma greve por tempo indeterminado, porque estão com salários atrasado. A Santa Casa, por sua, vez, alegar que não faz o pagamento devido a atraso no repasse de recursos da Prefeitura de Itabuna, que contrata serviços por meio de convênios do SUS-Sistema Único de Saúde.
Apesar de o prefeito Augusto Castro afirmar, reiterada e publicamente, que o planejamento financeiro é a principal marca de sua gestão, o atraso nos repasses à Santa Casa – assim como outros contratados firmados com a Prefeitura – se tornaram constantes. A Santa Casa de Itabuna mantém os Hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.
Para agravar a situação no setor de Saúde de Itabuna, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias do município rejeitaram, por unanimidade, em assembleia nesta segunda-feira, dia 13, a proposta da Prefeitura em relação ao incentivo financeiro à categoria. Augusto Castro – mais uma vez – promete à categoria resolver a questão.
De acordo com o SindiACS/ACE-Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia, a decisão foi tomada diante da tentativa da gestão municipal de impor critérios inalcançáveis, com o claro objetivo de driblar o pagamento do benefício, que corresponde a 1/12 avos do salário dos trabalhadores. Ele é repassado pela União aos entes federativos, dentro de uma política na remuneratória e de valorização destes profissionais.
Em nota à Imprensa, o Sindicato acrescenta que como forma de repúdio à proposta, os ACS/ACE anunciaram a realização de uma ‘Operação Tartaruga’ na próxima sexta-feira, dia 17, e a remarcação de uma assembleia da categoria, na quinta-feira, dia 16. “Durante a ação, os agentes permanecerão em seus postos de trabalho, mas não realizarão atividades nas áreas. A medida visa chamar a atenção da população e das autoridades para a insatisfação dos profissionais diante da proposta indecente da Prefeitura”, garantiu a nota do SindiACS/ACE.
Enquanto Augusto Castro continua prometendo resolver as questões – e empurra os problemas com a barriga – surgiu mais um em sua gestão: mobilizados pelo Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, os trabalhadores da área de Educação estão reivindicando o pagamento do ticket alimentação.
Na segunda-feira, dia 13, estava prevista uma reunião do prefeito com os dirigentes do Simpi. Por solicitação do chefe do Executivo, foi remarcada para às 15 horas desta terça-feira, dia 14. Eles estão convocando a categoria para uma assembleia às 16 horas desta quinta-feira, dia 16, na sede do Sindicato.
Do Blog do Bené
Deixe seu comentário para ITABUNA: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM GREVE POR SALÁRIOS