Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

JABES DIZ QUE VALDERICO TEM DEZ DIAS PARA TORNAR PÚBLICO O APOIO A CACÁ LEÃO

JABES DIZ QUE VALDERICO TEM DEZ DIAS PARA TORNAR PÚBLICO O APOIO A CACÁ LEÃO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/01/2026 11h56

Ex-prefeito afirma que prazo foi estabelecido dentro do PP e cobra definição do candidato a deputado federal ligado ao acordo político em Ilhéus

Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (20), o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro afirmou que o prefeito Valderico Júnior tem um prazo de dez dias para tornar público o apoio ao nome de Cacá Leão como candidato a deputado federal. A declaração foi feita ao responder aos questionamentos do apresentador Vila Nova, no contexto do acordo político firmado entre o Progressistas (PP) e o União Brasil no município.

Segundo Jabes, o prazo foi definido internamente no partido e comunicado diretamente a Cacá Leão. “Eu conversei com o Cacá Leão o seguinte: Cacá, tem até o final de janeiro para resolver esse negócio. Não dá mais”, afirmou. Em seguida, reforçou: “Resolva como quiser, porque não falta candidato”, ao destacar que o PP não pode mais esperar indefinições.

O ex-prefeito relembrou que o acordo político estabelecido previa que ele não indicaria o vice-prefeito, ficando responsável por articular o nome do candidato federal do partido. “Eu não vou indicar o vice, eu indico o candidato federal do partido, foi isso”, disse, ao contextualizar a base do entendimento firmado no início da aliança.

Ao longo da entrevista, Jabes deixou claro que a cobrança por uma definição não se trata de imposição ao União Brasil, mas de uma necessidade interna do Progressistas. “Essa discussão de prazo foi dentro do meu partido, para deixar muito claro que não foi nenhuma imposição ao União Brasil. É uma decisão do PP”, afirmou. Segundo ele, a demora começa a gerar desgaste e insegurança nas bases. “Está ficando impossível. Nós vamos começar a perder os companheiros”, alertou.

Jabes também ressaltou que, dentro do acordo, a responsabilidade pela candidatura a deputado federal é do União Brasil e, localmente, do prefeito. “O deputado federal, dentro do acordo, é a responsabilidade do União Brasil, portanto, do prefeito aqui”, disse, ao defender que a definição precisa ser assumida publicamente para evitar novas dificuldades políticas.

Apesar da cobrança, o ex-prefeito afirmou que segue trabalhando para manter a aliança. “Eu trabalho para dar certo o plano A, porque o plano A significa garantir a aliança que fizemos, recuperar a relação de confiança, de amizade, quem sabe, de companheirismo”, afirmou. Ainda assim, destacou que a política exige alternativas. “Eu não posso, numa política, trabalhar sem opções”, completou.

Ao final, Jabes reforçou que o Progressistas não busca conflito, mas clareza. “Nós não queremos briga, nós queremos paz. Agora, não dá para só um querer paz. Os dois têm que querer”, disse, ao comparar a relação política a um casamento que precisa de diálogo e decisões concretas para se manter.

Confira a entrevista completa: 

" target="_blank">

Deixe seu comentário para JABES DIZ QUE VALDERICO TEM DEZ DIAS PARA TORNAR PÚBLICO O APOIO A CACÁ LEÃO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!