JOSÉ NAZAL DESTACA MUDANÇA NA PLÁSTICA URBANA E SITUAÇÃO DA ERMIDA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES EM ILHÉUS

Historiador chama atenção para a transformação do entorno da edificação e reforça importância de preservação
O historiador José Nazal fez uma observação sobre a alteração da paisagem urbana de Ilhéus ao longo dos últimos anos, tomando como exemplo a pequena ermida dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Oiteiro de São Sebastião, local de origem da cidade.
Em suas palavras, Nazal ressaltou: "Mudança na plástica urbana da cidade, em aproximadamente duas décadas. Nesse caso, o entorno da pequena ermida dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, no Oiteiro de São Sebastião, onde começou a cidade. A dedicação da igreja ocorreu em fevereiro de 1949, sob o comando de Maria Catarina (Catita) Lavigne de Lemos, tendo sido o engenheiro Francisco Lavigne de Lemos e o mestre-de-obras Argileu Borges. A edificação já passa de 70 anos, fato que permite que possa ser tombada, visando maior preservação, mesmo já estando com seu entorno alterado sem a preocupação devida."
A fala de Nazal destacou a necessidade de atenção ao patrimônio histórico e cultural de Ilhéus que, apesar de sua relevância e antiguidade, encontra-se em meio a um espaço urbano transformado, o que pode comprometer sua preservação caso não haja iniciativas de proteção efetiva.
Deixe seu comentário para JOSÉ NAZAL DESTACA MUDANÇA NA PLÁSTICA URBANA E SITUAÇÃO DA ERMIDA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES EM ILHÉUS