JOSÉ NAZAL RELEMBRA “A DATA ESQUECIDA, PORÉM, NÃO MENOS IMPORTANTE” SOBRE A INSTALAÇÃO DE ILHÉUS EM 14 DE AGOSTO DE 1881

Historiador destaca que 14 de agosto marca a instalação oficial de Ilhéus, ocorrida em 1881, e lamenta que a data seja pouco lembrada
O historiador e ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, usou suas redes sociais nesta quinta-feira (14) para relembrar um marco histórico muitas vezes ignorado no calendário da cidade: a instalação oficial do município, ocorrida em 14 de agosto de 1881.
Na publicação, Nazal explicou que a data remete à Sessão Solene do Conselho Municipal que marcou a instalação da Cidade de Ilhéus, presidida pelo Major Christiano Homem D'El Rey e secretariada por Alfredo Navarro Amorim. Em homenagem ao momento, uma pequena via do bairro Boa Vista recebeu o nome de Rua 14 de Agosto. Localizada nas proximidades do Estádio Mário Pessoa, a rua liga-se a logradouros conhecidos como a Rua Manoel Dórea, Praça Euler Ázaro, Rua Teodoro Sampaio e Avenida Canavieiras.
O historiador destacou que, salvo melhor informação, a única vez em que a data recebeu uma grande homenagem foi durante o Centenário de Ilhéus, quando o então prefeito Antônio Olímpio Rhem da Silva confiou ao escritor Hélio Pólvora a coordenação das ações históricas e culturais. Na ocasião, houve o lançamento de uma coletânea de livros sobre a história local, em ato solene no Clube Social de Ilhéus.
Nazal lamentou que o 14 de agosto passe quase despercebido, ressaltando a importância de manter viva a memória e as histórias da cidade. “Sentindo-me como Brancaleone de La Mancha, insisto a cada ano em lembrar esse dia importante, para que no futuro, alguém relembre e comemore”, afirmou.
Postagem de José Nazal na íntegra:
"A data esquecida, porém, não menos importante.
Penso eu que a maioria dos ilheuenses aqui nascidos ou chegados, sabem a origem do nome do municípios, dos distritos, bairros e logradouros, difícil mesurar. Uma pequena rua, localizada no bairro Boa Vista, que encontra com a Rua Manoel Dórea, Praça Euler Ázaro, Rua Teodoro Sampaio e Avenida Canavieiras, onde está a porta de entrada do Estádio Mário Pessoa e que foi denominada de Rua 14 de Agosto.
A 14 de agosto de 1881 ocorreu a Sessão Solene do Conselho Municipal para a instalação da Cidade de Ilhéus, ´presidida pelo Major Christiano Homem D'El Rey e secretariada por Alfredo Navarro Amorim, daí a razão do topônimo.
Salvo melhor informação, a única vez que recebeu uma grande homenagem foi na comemoração do Centenário de Ilhéus, na época sob o comando de Antônio Olímpio Rhem da Silva, que delegou a coordenação da parte histórica e cultural ao saudoso Hélio Pólvora, que promoveu naquela data o lançamento de uma coletânea de livros sobre a história de Ilhéus, em ato solene no Clube Social de Ilhéus.
Sentindo-me como Brancaleone de La Mancha, insisto a cada ano em lembrar esse dia importante, para que no futuro, alguém relembre e comemore, mantendo viva a memória, estórias e história desse chão".
Deixe seu comentário para JOSÉ NAZAL RELEMBRA “A DATA ESQUECIDA, PORÉM, NÃO MENOS IMPORTANTE” SOBRE A INSTALAÇÃO DE ILHÉUS EM 14 DE AGOSTO DE 1881