JUSTIÇA ELEITORAL CASSA VOTOS DO AVANTE EM ILHÉUS POR FRAUDE À COTA DE GÊNERO
Sentença afeta o vereador Márcio Bodão e declara inelegível a candidata Mary Santos por oito anos
A 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus julgou procedente a ação que apontou fraude à cota de gênero pelo partido AVANTE nas eleições municipais de 2024. A decisão da juíza Wilma Alves Santos Vivas determinou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e a anulação de todos os votos da legenda.
Entre os atingidos está o vereador Márcio Bodão, que deve recorrer da decisão para tentar manter o mandato. A candidata Maria Rita Santos Teixeira (Mary Santos) foi declarada inelegível por oito anos. Segundo a sentença, foram apresentadas provas de que Mary Santos não tinha interesse real em concorrer, entre elas, a votação de apenas sete votos, prestações de contas idênticas às de outras candidatas e áudios em que admitia que sua candidatura foi apenas “para compor a legenda”.
O Ministério Público Eleitoral apoiou a ação, e a decisão determina o recalculo do quociente eleitoral, o que pode alterar a composição da Câmara Municipal de Ilhéus.
Durante o programa O Tabuleiro, nesta terça-feira (7), o comunicador e apresentador Vila Nova comentou o caso e chamou atenção para a repetição desse tipo de situação no município. “Nós temos uma quantidade enorme de casos como esses aqui em Ilhéus. Esse caso de Márcio é muito semelhante a todos os outros, onde o presidente do partido não teve o devido cuidado de montar a sua chapa proporcional. Gente, tem que ter cuidado, tem que ter regras, tem que abrir a legislação eleitoral”, afirmou.
Ele destacou ainda a importância de incentivar a participação feminina na política de forma genuína: “Eu não vejo partido político trabalhando em sessão de mulheres na política. É necessário incentivar para que essas mulheres possam, de livre e espontânea vontade, dizer o seguinte: eu vou disputar uma vaga na Câmara de Vereadores.”
Ao comentar a situação do vereador afetado pela decisão, Vila Nova demonstrou apoio pessoal: “Eu particularmente espero que Márcio, junto com seus advogados, consiga reverter essa situação e manter o seu mandato. O mandato de Márcio Bodão é um bom mandato, ele tem se empenhado bastante e feito um excelente trabalho como parlamentar”, concluiu.
Deixe seu comentário para JUSTIÇA ELEITORAL CASSA VOTOS DO AVANTE EM ILHÉUS POR FRAUDE À COTA DE GÊNERO