Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

JUSTIÇA DERRUBA DECISÃO QUE SUSPENDIA COBRANÇA DE CONSIGNADOS DE APOSENTADOS

JUSTIÇA DERRUBA DECISÃO QUE SUSPENDIA COBRANÇA DE CONSIGNADOS DE APOSENTADOS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 29/04/2020 07h40
★ ★ ★ ★ ★
2

A partir dessa derrubada, os descontos em folha continuarão sendo feitos.

O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, derrubou nesta terça-feira, uma decisão que suspendia a cobrança de empréstimos consignados de aposentados pelo INSS ou regime próprio por quatro meses. A partir dessa derrubada, os descontos em folha continuarão sendo feitos.

A decisão de primeira instância, dada pelo juiz federal Renato Coelho Borelli na semana passada, havia concedido, entre outras medidas, a suspensão das parcelas dos consignados com o objetivo de mitigar os efeitos da crise do coronavírus.

O Banco Central (BC) e a União entraram com um recurso afirmando que a decisão poderia inviabilizar a "execução da política monetária" e causar "grave lesão" à ordem econômica no momento de pandemia. O BC também argumentou que as medidas tomadas pela autoridade monetária são adotadas com base em notas técnicas.

Brandão atendeu ao recurso e argumentou que a intervenção do Poder Judiciário nos outros poderes só pode acontecer “quando demonstrada inércia da autoridade competente”. Segundo o desembargador, esse não é o caso.

“Importa nesse momento considerar o grave quadro de desafios que se nos impõe a realidade atual. Qualquer interferência gestão governamental tem efeitos colaterais, externalidades, que sequer se mostram visíveis a instituições que estão distantes do cenário das decisões de governo”, diz a decisão.

Além de suspender as parcelas dos consignados, a decisão da primeira instância também proibia as instituições financeiras de distribuir lucros e dividendos em valores superiores aos previstos em lei. A decisão também determinava que o BC editasse normas para fazer a vinculação entre a liberação de recursos para o sistema bancário e a ampliação da oferta de empréstimos. A decisão do desembargador também derrubou essas duas determinações.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a carteira de crédito do consignado do INSS é de R$ 142 bilhões.

Deixe seu comentário para JUSTIÇA DERRUBA DECISÃO QUE SUSPENDIA COBRANÇA DE CONSIGNADOS DE APOSENTADOS

Resposta de FERNANDO CESAR RODRIGUES

Prezado Nilson, já tive muitos empréstimos consignados. Tal modalidade sempre foi muito benéfico. Tanto para o tomador, com juros relativamente baixos, como também, para as entidades financeiras por não ter risco de inadimplência. A prorrogação concedida em primeira instância, reconhecidamente, não só ajudaria a você como também, a milhares que recorreram dessa modalidade de empréstimo.Quanto ao recurso interposto pelo Banco Central e a União, veio à segunda instância tendo como principal fundamento que a decisão poderia inviabilizar a "execução da política monetária" e causar "grave lesão". Com o devido respeito, concluo que a suspensão de apenas quatro parcelas teoricamente argumentadas e não presumidamente, deveria prevalecer - s.m.j. com ampla demonstrações técnica e apresentação com resultados de balancetes anuais, planilhas etc,etc demonstrando, desse modo, que realmente a mencionada suspensão causaria tais resultados. Da decisão, esperamos que haja recurso.

★ ★ ★ ★ ★ Em 29-04-2020 às 20-12h 5

Resposta de Nilson de Carvalho Santos

Eu tenho um empretimo na caixa e outro no banco do brasil o qual a prefeitura recolhia e não repassava e a caixa através do banco Safra de ma fé me enganou dizendo que meus caíram e me mandaram mais dois empréstimos, fiquei feliz com atitude do governo em suspender os consignados por 04 meses ia me ajudar muito nessa epidemia mais uma decepção desse superior Tribunal....

★ ★ ★ ★ ★ Em 29-04-2020 às 10-31h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!