Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS

MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 02/08/2019 17h32

MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS

Mais uma ação de vigilância em saúde do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho ocorreu nas instalações do Assaí Atacadista, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT), em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS-Sul). Uma semana antes da inauguração, foram visitados setores estratégicos que mantinham trabalhadores em atividade, além das dependências comuns, como refeitório, instalações sanitárias, bebedouro e escritório.

O supervisor e o técnico de Segurança do Trabalho da empresa acompanharam a visita, conduzindo à equipe às dependências do empreendimento. Na ocasião, forneceu dados importantes sobre as condições de trabalho e segurança dos trabalhadores, assim como as medidas utilizadas para prevenção de riscos ambientais. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Jefferson Barbosa, o empreendimento contava com 116 trabalhadores próprios e 72 terceirizados na construção.

Dados de ocorrências – De acordo com o Ministério do Trabalho, 23 mil acidentes são registrados por ano na construção civil.  O setor é o quinto em ocorrências, apesar de inúmeros esforços de empresas e organizações que buscam mudar esta realidade. No entanto, estes números podem ser bem mais significativos em decorrência da informalidade existente no segmento, o que ocorre com bastante frequência.

Foi publicada norma regulamentadora específica para este tipo de atividade - a NR-18 - que estabelece diretrizes com o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Para reduzir os acidentes no canteiro de obras é muito importante conhecer os riscos e reforçar as medidas de segurança em cada atividade.

Prevenção – Prevenir acidentes de trabalho, cumprir as normas regulamentadoras (NRs) e realizar manutenção preventiva de máquinas e equipamentos são apenas algumas das medidas adotadas para garantir a segurança no canteiro de obras. Além disso, é fundamental levar informação de qualidade ao trabalhador, a fim de que ele se sinta corresponsável pela sua saúde e compartilhe com os outros.

A NUSAT ressalta que as empresas devem assumir a responsabilidade na oferta de EPIs e EPCs, com o objetivo de garantir segurança física e psicossocial aos seus empregados, cabendo a estes, usá-los de forma adequada e zelar pela conservação dos equipamentos. Empregados e empregadores, todos podem e devem colaborar para melhorar as condições e o ambiente do trabalho na construção civil.

Deixe seu comentário para MAIS UMA AÇÃO DO NÚCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!