MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS
Os dados apresentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram voluntariamente um formulário entre os dias 30 e 31 de março.
Foi divulgado nesta terça-feira, dia 31, o primeiro boletim com dados coletados a partir de uma ferramenta on-line que tem o objetivo de mapear sintomáticos em Ilhéus. A ferramenta pretende indicar possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no município, inclusive, através de um mapa interativo. O projeto independente foi idealizado pelo comunicólogo Lucas Vitorino (@lucasvitorino73) e o social media Jhonnis Melgaço (@jhonnismel).
Os dados apresentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram dados aprevoluntaria.Os sentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram voluntariamente um participanformulário.Dos tes, 19 afirmaram que são do sexo feminino e 10 do sexo masculino, entre as idades de 17 e 44 anos. Desses, 4 participantes (1 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) disseram que aguardam o resultado de teste para Covid-19. Sobre sintomas, afirmaram sentir: tosse (19 pessoas); febre (12 pessoas); coriza (8 pessoas); dor de garganta (12 pessoas); dor de cabeça (16 pessoas); dor no corpo (13 pessoas); tontura (7 pessoas); dor no peito (13 pessoas); dificuldade de respirar (13 pessoas), diarréia (1 pessoa); colite (1 pessoa) e calafrios (1 pessoa). As localidades onde afirmaram residir esses sintomáticos são: Pontal (3 pessoas); Nossa Senhora da Vitória (3 pessoas); Hernani Sá (2 pessoas); Nelson Costa (4 pessoas); Iguape (1 pessoa); Salobrinho (1 pessoa); Teotônio Vilela (2 pessoas); Banco da Vitória (3 pessoas); Alto da Conquista (3 pessoas); Tapera (1 pessoa); Malhado (1 pessoa); Basílio (1 pessoa); Condomínio Sol e Mar I (1 pessoa); Centro (2 pessoas) e Barra do Itaípe (1 pessoa), com uma média de 2km de distância entre os sintomáticos, se consideradas linhas retas. Os participantes também afirmaram que: apresentam sintomas há 1 semana (18 pessoas), há 2 semanas (10 pessoas) e de 3 a 4 semanas (2 pessoas). Ainda, 8 participantes afirmaram que pessoas próximas começaram a sentir alguns dos sintomas descritos, enquanto 17 negaram o fato e 5 afirmaram não ter conhecimento sobre essa questão.
Questionados sobre isolamento, os participantes responderam: que estão (19 pessoas) e não estão (11 pessoas). Sobre a procura a uma unidade de saúde, 8 pessoas responderam que já procuraram e 22 pessoas que não. Os idealizadores do projeto reforçam que estes dados não correspondem a casos confirmados de Covid-19, apenas de pessoas que apresentam sintomas semelhantes. Os sintomáticos devem seguir, exclusivamente, as orientações das autoridades de saúde.
Resposta de Sandra
Parabéns esse mapeamento vai ajudar muito, O problema ainda é o descaso muita das vezes das próprias pessoas tem gente que. Senti algum sintoma e não tá nem aí não respeita a quarentena e sai mesmo pra rua normalmente
★ ★ ★ ★ ★ Em 02-04-2020 às 23-20h 5Resposta de ANA CARLA DE JESUS SANTOS
Bom dia. Estou super preocupada com o descaso que está acontecendo aqui em nossa cidade,aqui em minha casa meu genro e minha filha ficou internados no Costa do cacau e meu filho no hospital memorial,ambos com infecção, e dengue. Depois eu passei mal
★ ★ Em 02-04-2020 às 12-11h 2Resposta de Luciana Floresta Góes
Parabéns! Sou enfermeira, e moro no interior de SP. Vcs deviam fazer este projeto chegar nas mãos de vários secretarios de saúde do Brasil e governantes. Parabéns!
★ ★ ★ ★ ★ Em 02-04-2020 às 11-18h 5Resposta de Claudia Rosário
Parabéns pela iniciativa. Espero que essa ferramenta se comprove como de utilidade pública muito em breve. Achei muito interessante, pois moro na Conquista e a minha família tem tido muita dificuldade em conscientizar o meu sogro (80 anos) que ele prec
★ ★ ★ ★ ★ Em 02-04-2020 às 11-15h 5Resposta de Jorge Marcone Xavier Ruas
Parabéns, vamos divulgar para participação total da cidade
★ ★ ★ ★ ★ Em 02-04-2020 às 10-44h 5