Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MARÇO LILÁS: PREFEITURA INTENSIFICA COLETA DE PREVENTIVO NAS UNIDADES DE SAÚDE NESTA QUARTA (8)

MARÇO LILÁS: PREFEITURA INTENSIFICA COLETA DE PREVENTIVO NAS UNIDADES DE SAÚDE NESTA QUARTA (8)
Por: Stefhany Alencar
Dia 08/03/2023 09h54

A Secretaria de Saúde promove a ação nas UBSs Euler Ázaro, Sarah Kubitschek, Hernani Sá e Olivença, das 8h às 12h.

Em alusão à campanha Março Lilás, voltada à conscientização e combate ao câncer de colo de útero, a Prefeitura de Ilhéus amplia as ações nos postos de saúde do município. Nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde (Sesau) promove atendimento com coleta de Papanicolau (preventivo), palestras e entrega de material educativo nas unidades de saúde Euler Ázaro, Sarah Kubitschek, Hernani Sá e Olivença, das 8h às 12h.

É necessária a apresentação da cópia e original do documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. A ação tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres que não conseguem realizar o exame no horário normal de funcionamento das unidades de saúde. Além da coleta do Papanicolau, o trabalho visa orientar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Orientações - De acordo com a Sesau, o exame será oferecido para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Para realização do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, deve evitar uso de cremes e/ou óvulo vaginal e não ter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos, dois dias antes do exame.

A paciente também não deve realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de cura.

“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, as nossas equipes intensificam as ações para facilitar o acesso da população aos serviços públicos de saúde. A campanha Março Lilás soma-se às várias atividades desenvolvidas, com a finalidade de diagnosticar precocemente a doença e iniciar o tratamento imediato”, frisou André Cezário, titular da Sesau. 

A Prefeitura de Ilhéus oferece o exame conforme o horário de funcionamento de cada unidade de saúde, mediante apresentação da guia médica. O exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual.

Serviço

Campanha Março Lilás – coleta do exame preventivo

Data: 8 de março de 2023

Horário: das 8h às 12h

Locais:

- UBS Sarah Kubitschek (Malhado – Parque Infantil);

- UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela);

- UBS Hernani Sá;

- UBS Olivença

Deixe seu comentário para MARÇO LILÁS: PREFEITURA INTENSIFICA COLETA DE PREVENTIVO NAS UNIDADES DE SAÚDE NESTA QUARTA (8)

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!