Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MESMO COM CICLOVIA, CICLISTAS SE ARRISCAM NA PONTE JORGE AMADO

MESMO COM CICLOVIA, CICLISTAS SE ARRISCAM NA PONTE JORGE AMADO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 07/07/2020 19h20
★ ★ ★ ★
7

Ciclistas foram flagrados utilizando a pista de carros.

Mesmo sendo projetada para que ciclistas ,motoristas e pedestres trafeguem com segurança, é comum ver na ponte Jorge Amado,em Ilhéus, transeuntes que ainda não se adaptaram ao novo equipamento de mobilidade urbana. A redação do O Tabuleiro recebeu um foto que mostra dois praticantes de ciclismo na pista para carros, mesmo com a ciclovia exclusiva. Durante o programa O Tabuleiro - Ilhéus FM 105.9, alguns ouvintes comentaram que pedestres e ciclistas costumam compartilhar a mesma faixa. Outro fato pontuado é a velocidade que os carros chegam até a ponte. " Se não estão educados, melhor colocar penalidades", opinou o ouvinte Natan.

Deixe seu comentário para MESMO COM CICLOVIA, CICLISTAS SE ARRISCAM NA PONTE JORGE AMADO

Resposta de Alexandre

Acho que deveria haver fiscalização por propostos do município para orientar a conduta dos munícipes, vez quevecistem pedestres utilizanfo a ciclovia e ciclistas utilizando a pista para prdesttrs.

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-07-2020 às 22-54h 5

Resposta de Gilneia

É compreensível a visão da maioria em achar errado as bicicletas na pista. O que precisa ser compreendido ou melhor, se tornar algo de conhecimento para as pessoas, é que ciclofaixas não são a preferência pelos ciclistas, principalmente os que treinam para melhorar o desempenho. As ciclovias normalmente tem limite de velocidade, aqui na minha cidade é de até 20km. Servem para quem vai trabalhar, passear, admirar a paisagem. Se um ciclista passar em treino na ciclovia vai ter sérios problemas. Outro ponto, não sei em Ilhéus, mas é o local onde os assaltantes mais gostam de fazer suas vítimas e normalmente são violentos. Por ser um local mais compacto onde pessoas passam andando ou pedalando mais lento, eles derrubam com empurrões, murros e até com faca. Mais um ponto é em relação aos ciclistas de estrada, aqueles com bicicletas de pneus finos... aro 700... O pneu é fino e ciclovias normalmente são inadequadas por ter irregularidades no solo, placas, etc....são bicicletas, como o próprio nome diz, de estrada e são projetadas para atingirem velocidades altas. Aqui ando na pista onde atingimos 50, 60, 70km/h muito fácil dependendo do local. O mais prudente, como existe em vários países com a educação de trânsito desde base, é ter ciclofaixas e ciclovias em locais com parques e outras atividades de lazer. Lembrando que bicicletas são meios de transporte e é legalmente permitida pelo nosso código de trânsito onde nele mesmo dá a proteção ao ciclista ao conter informações como "o motorista deve manter, obrigatoriamente, 1,50m de distância do ciclista, não prensar, dar a preferência...etc" sendo passivo de multa. Espero ter ajudado um pouco e torcendo sempre por um trânsito mais educado, menos violento e com respeito multo. Abs

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-07-2020 às 15-56h 5

Resposta de Leandro Muniz de Oliveira

O art. 58 do codigo de transito é claro quando diz que na ausência ou na impossibilidade de andar na ciclofaixa, o ciclista tem o direito de usar a faixa de bordo de transito. Nao é dificil encontrar pedestres usando a ciclovia de forma indevida na ponte, justificando assim, o uso da faixa de carros.

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-07-2020 às 01-45h 5

Resposta de Leo Rodrigues

Passei pela ponte e conversei com algumas pessoas, e percebi que muitos nao sabem que há uma divisão ciclovia/passarela. Creio q seria oportuno manter agentes da sutran...informando e educando as pessoas a usar a via correta. Entretanto, sabemos que alguns fazem propositadamente.

★ ★ ★ ★ ★ Em 07-07-2020 às 21-08h 5

Resposta de Maurício Dezidério

A ciclovia também vive cheia de pedestres, não vai demorar ter acidente ou confusão.

★ ★ ★ ★ ★ Em 07-07-2020 às 21-01h 5

Resposta de Bruna

Não é somente questão de adaptação e sim de orientação, pois está um perigo andar na ciclovia com tantos pedestres transitando por lá. Pedalamos a vida toda sem ciclovia, então é muito mais "fácil" estar entre os carros do que correr o risco de participar de acidentes com pedestres. Os órgãos que deveriam orientar e fiscalizar, ficam no acesso a ponte vendo tudo acontecer de braços cruzados. Quando acionados, justificam que o povo é assim mesmo e que isso sempre vai acontecer. Lamentável!

★ ★ ★ Em 07-07-2020 às 20-59h 3

Resposta de André Luiz Lavigne de Melo

O grande problema, é que o motorista é punido e esses irresponsáveis ñ são. Sejamos justos e punamos os que cometem essas infrações.

★ ★ ★ ★ ★ Em 07-07-2020 às 20-43h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!