MINISTÉRIO PÚBLICO DESISTE DE OBRA NA AVENIDA SOARES LOPES EM ILHÉUS

Decisão foi tomada após mobilização de entidades e representação da sociedade civil
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) anunciou que desistiu de construir sua sede na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. A decisão foi comunicada na noite desta quarta-feira (2), durante o evento de instalação da Procuradoria Geral Itinerante, realizado na FTC de Itabuna. Representantes do Coletivo Preserva Ilhéus estiveram no evento e apresentaram argumentos técnicos e jurídicos que inviabilizavam a obra na orla da cidade.
Entre os membros da comitiva estavam José Nazal, doutor Honoris Causa e fotógrafo conceituado, Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, e a advogada voluntária do Coletivo, Dra. Jurema Cintra. Eles foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Dr. Pedro Maia Souza Marques, que confirmou que, após ouvir os promotores da cidade, a instituição optou por não levar adiante a construção na área.
Segundo Dr. Pedro Maia, a placa instalada na Avenida Soares Lopes foi apenas um ato simbólico, pois a construção da sede do MP ainda não contava com projeto arquitetônico nem previsão orçamentária. Com a decisão de cancelamento, a placa será removida.
A instalação da placa do MP-BA gerou forte repercussão na comunidade ilheense. O assunto foi debatido no programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, e provocou manifestações de ouvintes contrários à construção na área. Especialistas em urbanismo e meio ambiente apontaram que a orla de Ilhéus é uma região de preservação e que não possui diretrizes urbanísticas que permitam a implantação de equipamentos desse porte.
A mobilização da sociedade e de entidades foi fundamental para pressionar o Ministério Público a reconsiderar sua intenção. Agora, o foco das organizações é garantir que a área seja preservada e utilizada exclusivamente para lazer, cultura e conservação ambiental.
"Que a atitude do MP-BA sirva de exemplo para outros órgãos e empreendimentos que queiram desviar a finalidade da Avenida Soares Lopes", declarou o Coletivo Preserva Ilhéus em nota oficial.
Resposta de TULIO NUNES DOS REIS
Infelizmente essa sociedade de Ilhéus é porca suja imunda Ilhéus não vai para frente por caso da tal dessa sociedade porca
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-04-2025 às 03-37h 5Resposta de Raimundo
Muito bom! Agora que se busque a melhoria do plano diretor para a cidade. Como tbm, propostas de melhorias ( em outro comentário que fiz) para uma cidade turisticamente moderna. Fazendo com que a mesma, venha a ser referência Nacional.
★ ★ ★ ★ ★ Em 03-04-2025 às 20-34h 5Resposta de Maria Silvia Kruschewsky Saboia Ribeiro
Que ótimo que o bom senso prevaleceu!
★ ★ ★ ★ ★ Em 03-04-2025 às 19-29h 5Resposta de carlos
perfeito!!!! agora só falta a justiça estadual derrubar seu mondrongo de concreto, em curso na praça pública do jardim atlântico (quem déra!!!).
★ ★ ★ ★ ★ Em 03-04-2025 às 11-10h 5