MORRE O PROFESSOR, ADVOGADO E IMORTAL DA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS, JOSEVANDRO NASCIMENTO
A informação foi confirmada por familiares e amigos próximos
O advogado, professor e acadêmico Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento faleceu na manhã deste sábado, 4 de julho, aos 74 anos. A informação foi confirmada por familiares e amigos próximos.
De acordo com as primeiras informações, Josevandro Nascimento havia passado recentemente por um procedimento cirúrgico e faleceu às 8h34 deste sábado (04), no hospital Português, em Salvador
Natural de Ilhéus, Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento construiu uma trajetória de mais de quatro décadas dedicada ao Direito, à educação e à cultura da região sul da Bahia. Graduado em Direito em 1975, era mestre em Direito Público pela Universidade Gama Filho. Atuou como professor aposentado da UESC e também lecionou na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Itabuna (FTC).Foi coordenador do curso de Direito da Faculdade Madre Thais (FMT), em Ilhéus, e autor de livros jurídicos, entre eles Fundamentos de Direito Penal, que teve uma segunda edição revista e atualizada. Advogado militante na área criminal, era reconhecido como uma das figuras mais destacadas do meio jurídico regional.Na esfera política, Josevandro Nascimento exerceu o mandato de vereador em Ilhéus e foi pré-candidato novamente nas eleições de 2024 pelo PP. Também atuou como presidente do Rotary Club de Ilhéus.
Sua atuação mais marcante, no entanto, se deu no campo cultural. Membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), ocupava a cadeira de número 14, que pertenceu ao poeta haicaísta Abel Pereira. Para o biênio 2025/2026, foi eleito presidente da instituição, conduzindo a academia em um período de significativa movimentação cultural na cidade. Era também membro da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia e da Loja Maçônica Vigilância e Resistência.Josevandro Nascimento deixa familiares, amigos, colegas de profissão e uma legião de alunos e admiradores. As informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas pela família. A Academia de Letras de Ilhéus e demais instituições das quais fazia parte devem emitir notas oficiais de pesar nos próximos momentos
Resposta de Mario Ruy de C. Costa
Um ser humano formidável. Um profissional singular .Prestou significativas contribuições para a sociedade ilheense. Quiçá para todo o Brssil.
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2026 às 21-59h 5Resposta de Nilza Marques Perlira
Vá em paz meu professor da UESC. Onde me encontrava sempre tinha um bom dia, boa tarde. Espero que tenha descanso eterno .
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2026 às 18-26h 5Resposta de Jorge Inacio Rocha Oliveira
Uma grande perda para Ilhéus onde era referência como advogado atuante. Meus sentimentos à toda familia, especialmente para Consuelo que foi minha colega .
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2026 às 17-20h 5Resposta de Nadir Lícia Macedo
Fiquei triste ao ler a notícia, ele foi meu professor, de grande relevância e ensinamentos, meu amigo, que o Senhor o receba em sua nova morada!
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2026 às 16-01h 5Resposta de Gustavo Cezar do Amaral Kruschewsky
É lamentável a morte do Professor, Advogado e Escritor Dr. Josevandro. Grande batalhador pelas causas públicas do Sul da Bahia, mormente da cidade de Ilhéus, pontificando nas questões políticas Administrativas, literárias, acadêmicas e artísticas. Mas, "a morte é inexorável, inadiável e irrefutável". "A vida é uma casa alugada". Um abraço amigo. Prossiga na sua caminhada com EXITOSIDADENcomo foi aqui na TERRA.
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2026 às 14-38h 5Resposta de Luiz Castro
Lamento profundamente pelo óbito do mestre Zé Vandro. Nossa região cacaueira perde um grande mestre na área jurídica, na área social, religiosa e maçonica. Tenho certeza que Jesus e os anjos lhe receberam alegremente.
★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2026 às 14-33h 5