Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES EM BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS CUMPRE 26 MANDADOS NA BAHIA

OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES EM BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS CUMPRE 26 MANDADOS NA BAHIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 31/07/2019 10h22

OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES EM BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS CUMPRE 26 MANDADOS NA BAHIA

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (31) uma operação da Polícia Federal (PF) contra organizac?a?o criminosa, atuante na Bahia, especializada em fraudar benefi?cios previdencia?rios. Segundo a PF, a ação cumpre 26 mandados, sendo 11 de prisa?o tempora?ria e 15 de busca e apreensa?o, em cidades como Salvador, Aratui?pe, Vera Cruz e Nazare?.

Intitulada Operação Pinel, a ação é feita junto com a Secretaria Especial de Previde?ncia e Trabalho do Ministe?rio da Economia.

O valor do prejui?zo estimado com as fraudes ate? agora ja? supera os R$11 milho?es, relacionados a cerca de 200 benefi?cios previdencia?rios com suspeita de fraude, informou a PF. A polícia acredita que, com o avanc?o das investigac?o?es, o valor deve aumentar.

De acordo com a Polícia Federal, foi apurado que os suspeitos das fraudes atuavam junto a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), manipulando peri?cias me?dicas em troca de vantagens financeiras, com o objetivo de ativar ou manter ativos benefi?cios previdencia?rios fraudulentos, em sua maioria da espe?cie auxi?lio-doenc?a.

Durante as investigac?o?es, foi revelado que existia uma extensa rede criminosa de despachantes e intermedia?rios especializados na execuc?a?o de fraude contra o INSS. Uma das práticas criminosas identificadas foi a simulac?a?o de doenc?as incapacitantes ao trabalho, em sua maioria ligadas a transtornos psicolo?gicos - que inspirou o nome da operação -, bem como o direcionamento de peri?cias-me?dicas.

Como parte da operação, foi determinada pela Justic?a Federal a suspensa?o do exerci?cio da func?a?o pu?blica do me?dico-perito envolvido no esquema. os nomes suspeitos de atuar nas fraudes nãos foram divulgados.

A polícia destacou que os envolvidos respondera?o por diversos crimes, como integrar organizac?a?o criminosa, estelionato previdencia?rio, inserc?a?o de dados falsos em sistemas de informac?o?es, corrupc?a?o ativa, corrupc?a?o passiva, dentre outros. Se condenados, as penas somadas podem chegar a mais de 50 anos de prisa?o.

 

Deixe seu comentário para OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES EM BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS CUMPRE 26 MANDADOS NA BAHIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!