PARALISAÇÃO DOS GARIS VAI AFETAR COLETA DE LIXO EM ILHÉUS; PREFEITURA ANUNCIA CAÇAMBAS PARA DESCARTE EMERGENCIAL
Prefeito pede apoio da população durante mobilização nacional dos trabalhadores da limpeza urbana prevista para este fim de semana
O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, publicou um vídeo nas redes sociais convocando a população para colaborar durante a paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana, prevista para acontecer entre sexta-feira (15) e domingo (17). Segundo o gestor, o movimento deve impactar diretamente o serviço de coleta de lixo no município ao longo do fim de semana.
Na gravação, Valderico afirmou que a manifestação dos garis é legítima e merece respeito, mas alertou que a redução da coleta exigirá esforço conjunto da prefeitura e dos moradores para manter a cidade limpa e organizada.
O prefeito informou que o município vai disponibilizar caçambas em diferentes pontos da cidade para o descarte correto dos resíduos durante os três dias de paralisação. Ele também pediu que a população reduza a quantidade de lixo produzida e faça a separação adequada dos materiais. “Cidade limpa não depende apenas da prefeitura, depende de todos nós”, declarou.
A mobilização dos trabalhadores da limpeza urbana acontece em vários estados do país e cobra a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que tramita no Senado Federal. A proposta regulamenta a profissão de trabalhador essencial da limpeza urbana e prevê direitos como piso salarial nacional, adicional de insalubridade, aposentadoria especial e assistência à saúde.
Segundo entidades da categoria, cerca de 1,1 milhão de trabalhadores devem participar das manifestações em todo o Brasil. Na Bahia, sindicatos ligados ao setor também confirmaram apoio ao movimento nacional, que poderá afetar cidades do sul e extremo sul do estado.
Deixe seu comentário para PARALISAÇÃO DOS GARIS VAI AFETAR COLETA DE LIXO EM ILHÉUS; PREFEITURA ANUNCIA CAÇAMBAS PARA DESCARTE EMERGENCIAL