Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PMBA TEM A PRIMEIRA MULHER NO ALTO ESCALÃO EM 200 ANOS DE HISTÓRIA

PMBA TEM A PRIMEIRA MULHER NO ALTO ESCALÃO EM 200 ANOS DE HISTÓRIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 05/02/2026 11h03

Coronel Ivana foi promovida no DOE de quarta-feira (04)

A bicentenária Polícia Militar da Bahia atingiu uma conquista histórica: a primeira mulher a integrar o posto de coronel, o mais alto da corporação. A promoção da coronel Ivana Teixeira Andrade, que integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (04/02), em decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Na noite de terça-feira (03), o chefe do executivo baiano recebeu no gabinete dele os sete novos promovidos ao posto de coronel. Além da coronel Ivana, também receberam os cumprimentos do governador os coronéis: Jonathas Matos de Santana, Gabriel Manuel da Silva Neto, Roberto Santana de Araujo, Cleber Santos da Silva, Eduardo Luiz dos Santos Silva e Roberto de Melo Assunção.

O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado. O segundo maior posto, de tenente coronel, também ganhou destaque sendo alcançado, nesta promoção, por 11 oficialas.

Graduada em Odontologia pela UFBA, com especialização em Dentística, e formada no Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o mais alto posto da PMBA, a coronel Ivana tem uma trajetória de 32 anos na PMBA que une a precisão da saúde com a exatidão da estratégia militar. Ao longo da carreira, a oficiala, que tem 56 anos, foi reconhecida com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação.

Aos 24 anos, recém-formada, ela conta ter prestado o concurso da PM para o Quadro de Saúde, quando ainda não fazia ideia do que era ser policial militar, mas, como sempre foi disciplinada, se adaptou rápido e construiu uma carreira longa e sólida, primeiramente atendendo e depois assumindo a gestão da Odontoclínica.

“Antes de tudo quero dizer que eu sou fã de todas as minhas colegas policiais militares e que eu as admiro profundamente. Nós temos uma vida muito cheia de atividades, porque nós somos esposas, mães, filhas, e quando a gente volta para casa, a gente tem que lidar com toda essa situação. Ai que está a grande dificuldade da mulher e também a força, porque eu acho que a mulher é resiliente e ela consegue lidar com tudo isso. Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui.”, disse emocionada a coronel e dentista.

Ainda em 2024 a PMBA deu um passo importante para a isonomia entre gêneros nas carreiras operacionais militares: foi garantido às mulheres o direito de concorrer livremente e em igualdade de condições com os homens nos concursos públicos a partir de 2025, acompanhando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Deixe seu comentário para PMBA TEM A PRIMEIRA MULHER NO ALTO ESCALÃO EM 200 ANOS DE HISTÓRIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!