PONTE JORGE AMADO COMPLETA 5 ANOS: OBRA TRANSFORMOU MOBILIDADE EM ILHÉUS

Equipamento entregue em 2020 trouxe fluidez ao trânsito e marcou um novo ciclo de desenvolvimento urbano
Nesta terça-feira, 1º de julho, Ilhéus celebra os cinco anos de inauguração da Ponte Jorge Amado, a primeira ponte estaiada da Bahia. Entregue em 2020 pelo então governador Rui Costa, a estrutura se tornou um marco arquitetônico e funcional para a cidade, conectando de forma mais eficiente o Centro ao Litoral Sul.
Com um investimento de cerca de R$ 100 milhões, a ponte tem 533 metros de extensão, 25 metros de largura e faz parte de um sistema viário de 2,7 quilômetros, com quatro pistas de rolamento, uma ciclofaixa e faixa exclusiva para pedestres. Seu projeto foi concebido não apenas como solução de mobilidade, mas como símbolo da modernização da infraestrutura urbana de Ilhéus.
Antes da construção da ponte, a cidade contava com apenas uma ligação entre o centro e a zona sul: a antiga Ponte Lomanto Júnior. O tráfego intenso, especialmente nos horários de pico, causava congestionamentos frequentes e afetava diretamente o deslocamento de moradores, trabalhadores e turistas.
A entrega da nova ponte permitiu maior fluidez no trânsito, valorizou imóveis nas regiões próximas e facilitou o acesso a bairros, praias, universidades ao Aeroporto Jorge Amado. Além disso, impulsionou o crescimento econômico e turístico, especialmente na zona sul, uma das áreas que mais se desenvolvem na cidade.
No último dia 28 de junho, aniversário de Ilhéus, a Prefeitura reinaugurou a nova iluminação da ponte Jorge Amado, com postes instalados ao longo de todo o trecho da Catedral de São Sebastião até as imediações da cabeceira do aeroporto. A nova iluminação utiliza tecnologia LED de última geração, que proporciona maior luminosidade, menor consumo de energia elétrica e mais segurança para motoristas e pedestres. Além disso, o projeto valoriza o patrimônio histórico e turístico da cidade, criando um ambiente mais bonito e acolhedor para moradores e visitantes que circulam pela área. Apesar disso, a iluminação cênica continua apagada desde 2023.
Deixe seu comentário para PONTE JORGE AMADO COMPLETA 5 ANOS: OBRA TRANSFORMOU MOBILIDADE EM ILHÉUS