Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PORTAL DA EDUCAÇÃO DISPONIBILIZA MAIS DE 6,5 MIL CONTEÚDOS DIGITAIS QUE AUXILIAM NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

PORTAL DA EDUCAÇÃO DISPONIBILIZA MAIS DE 6,5 MIL CONTEÚDOS DIGITAIS QUE AUXILIAM NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 14/05/2019 20h45

PORTAL DA EDUCAÇÃO DISPONIBILIZA MAIS DE 6,5 MIL CONTEÚDOS DIGITAIS QUE AUXILIAM NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais no Portal da Educação. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede estadual de ensino, na perspectiva de dinamizar as aulas.
Além disso, os conteúdos contribuem para a preparação dos estudantes voltadas às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 4 e 11 de novembro. Os conteúdos podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado à internet. 
 
Elaborados pelos educadores da rede estadual, os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos.
Também há links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias.
A partir da apropriação tecnológica, o estudante tem contato a um conteúdo crítico, contextualizado e colaborativo. Além disso, a ação é colaborativa, pois tem como elemento principal a participação de professores da Rede Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação, e os estudantes, como protagonistas. A partir desta concepção, o programa atua por meio de três projetos: Ambiente Educacional Web, TV Anísio Teixeira e Professor Web.
Um dos destaques é a série de TV da Rede Anísio Teixeira, protagonizada por estudantes e professores da rede pública estadual, que pode ser assistida e baixada através do Portal da Educação. Por meio do canal da TV Anísio Teixeira, foram produzidos, na primeira temporada, nove programas educacionais, além de interprogramas e campanhas educativas. 
Também no Portal da Educação, os estudantes podem acessar os vídeos-aulas do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) – ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do Emitec são transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, diretamente do IAT.
Inscrições para o Enem
As inscrições para as provas do Enem estão abertas até 17 de maio. Para dar suporte aos estudantes da rede estadual de ensino durante o processo, a Secretaria da Educação do Estado desenvolve o projeto Enem 100%, que inclui várias etapas, como a realização de aulões e simulados para o fortalecimento das aprendizagens. Neste momento de inscrições, a secretaria orienta as escolas para que disponibilizem computadores com acesso à internet para que os estudantes possam se inscrever nas próprias unidades de ensino.

Deixe seu comentário para PORTAL DA EDUCAÇÃO DISPONIBILIZA MAIS DE 6,5 MIL CONTEÚDOS DIGITAIS QUE AUXILIAM NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!