Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PREFEITO DE ITABUNA ASSINA CONTRATO COM EMPRESA DE ÔNIBUS

PREFEITO DE ITABUNA ASSINA CONTRATO COM EMPRESA DE ÔNIBUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 22/01/2021 12h42

Assinatura aconteceu nesta sexta-feira (22). Não há data definida para volta do serviço. Na quinta (21), moradores do município completaram o 10º mês sem ônibus do transporte público circulando nas ruas.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, assinou na manhã desta sexta-feira (22), um contrato de prestação de serviço emergencial com o grupo Atlântico, empresa que vai oferecer serviço de transporte público coletivo na cidade. Na quinta (21), os moradores do município completaram o 10º mês sem ônibus do transporte público circulando nas ruas.

A assinatura ocorreu durante uma coletiva de imprensa. O grupo Atlântico é de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia e chega a Itabuna com a promessa de ônibus modernos, confortáveis e com um sistema online onde o passageiro vai poder acompanhar o trajeto e duração da viagem.
O secretário de Transporte e Trânsito, Thales Rodrigues da Silva, afirmou que 50 ônibus devem rodar inicialmente no sistema integrado, o que significa que Itabuna terá pela primeira vez uma estação de transbordo.
A prefeitura, no entanto, não revelou a para a volta do serviço. Os ônibus devem chegar no município na próxima semana.
Cerca de 400 funcionários das duas empresas que prestam o serviço relatam estar sem receber salários e, enquanto não há acordo entre a prefeitura e donos das empresas, a população segue sem o transporte.
Em março do ano passado, parte da categoria realizou um protesto por ter recebido parcialmente os salários do mês. À época, a empresa São Miguel disse que passava por dificuldades financeiras e não poderia arcar sozinha com os custos. No dia 30 de março, a Associação das Empresas de Transportes Urbanos (Aetu) informou que cancelaria de vez a circulação dos ônibus por causa do isolamento social necessário em meio à pandemia.

Desde então, os trabalhadores permanecem sem receber os salários e, os ônibus, sem circular na cidade. Vans e ônibus do sistema escolar tem atendido a população, mas a quantidade de veículos não tem sido suficiente para toda a demanda.
Como os veículos ainda não estão nas ruas e parados há 10 meses, alguns ônibus de uma das empresas, a São Miguel, estão começando a entrar em estado de deterioração. A outra empresa, a Sorriso, entregou uma carta à prefeitura desfazendo a prestação de serviço de transporte público.
 

Demissão e redução de carga horária
 
Itabuna é atendida por duas empresas de transporte coletivo e possui, no total, uma frota de 90 ônibus. Antes da pandemia, o município contava com 600 trabalhadores da área. Porém, segundo o Sindicato dos Rodoviários, aproximadamente 100 funcionários haviam sido demitidos até junho do ano passado.
Atualmente, cerca de 400 trabalhadores compõem o quadro dos rodoviários em Itabuna e, os que permanecem, tiveram a carga horária e o salário reduzidos.

Deixe seu comentário para PREFEITO DE ITABUNA ASSINA CONTRATO COM EMPRESA DE ÔNIBUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!