PREFEITURA DE ILHÉUS INFORMA QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE MADRUGAR NAS UNIDADES DE SAÚDE PARA GARANTIR ATENDIMENTO

A gestão municipal tem adotado medidas concretas para resolver a questão das filas
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a população não precisa mais madrugar ou dormir nas portas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir fichas de exames ou consultas. A atual gestão municipal tem adotado medidas concretas para resolver, de forma definitiva, a questão das filas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, a principal ação foi o credenciamento que ampliou todas as cotas de exames laboratoriais, anteriormente um dos maiores gargalos do sistema. “As críticas eram muitas, e agora não há por que as pessoas irem às 3h ou 4h da manhã para a unidade. Fizemos um credenciamento que ampliou as cotas e estamos conseguindo atender com mais agilidade”, explicou.
Além disso, a pasta investiu na contratação de mais médicos clínicos para atuar nas UBSs, garantindo maior cobertura e dinamismo no atendimento. Outra medida importante foi o aumento no número de fichas para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que passou de 30 para 40. A partir de agosto, a expectativa é de que o serviço passe a funcionar também no turno da tarde.
“A prática de madrugar nas filas muitas vezes é cultural, mas estamos empenhados em mudar essa realidade. É também uma questão de segurança. Acordar de madrugada, sair de casa no escuro, se expor à violência, tudo isso nos preocupa. O prefeito Valderico Junior tem cobrado soluções e estamos trabalhando firmemente para isso”, reforçou Sonilda.
A secretária também adiantou que novas ações estão em curso para melhorar o atendimento nas unidades de urgência e emergência. O Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul será reestruturado e transferido para uma unidade mais acolhedora e confortável. Já na UPA 24h, a gestão segue otimizando o tempo de espera e ampliando os procedimentos ofertados.
Com essas iniciativas, a Prefeitura de Ilhéus segue avançando na qualificação do atendimento à saúde, com foco na dignidade, segurança e bem-estar da população.
Deixe seu comentário para PREFEITURA DE ILHÉUS INFORMA QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE MADRUGAR NAS UNIDADES DE SAÚDE PARA GARANTIR ATENDIMENTO