Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PREFEITURA DE ILHÉUS INICIA DESATIVAÇÃO DO LIXÃO DO ITARIRI

PREFEITURA DE ILHÉUS INICIA DESATIVAÇÃO DO LIXÃO DO ITARIRI
Por: Stefhany Alencar
Dia 19/09/2022 08h32
★ ★ ★ ★ ★
1

Além de resolver um problema social e ambiental, o encerramento das atividades do lixão vai garantir um local digno de trabalho para os catadores, que serão capacitados para gerar maior renda através do material reciclado.

Ilhéus deu mais um passo importante para o encerramento do Lixão do Itariri. Na última de quarta-feira (14), a Prefeitura iniciou o processo de desativação definitiva, através do transbordo do lixo orgânico para o aterro sanitário da empresa CVR Costa do Cacau, localizada na Rodovia Ilhéus-Itabuna, onde o Município depositará os resíduos produzidos pela população.

A ação está inserida no termo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O ato foi formalizado na semana passada, com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), o projeto atende à lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), que estabeleceu um prazo para o fim dos lixões nos municípios brasileiros, assegurando desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. O Lixão do Itariri está em funcionamento desde 2000.

“Um momento emblemático para Ilhéus, que marca uma nova fase para a cidade. Então, é importante ter a certeza de que o resíduo sólido produzido pela população está sendo destinado ao local adequado. Isso traz tranquilidade ao poder público e o prefeito Mário Alexandre tem essa preocupação. A CVR chegou com esse novo equipamento, fato que possibilitou à gestão acelerar o processo de retirada do lixo do Itariri, cumprindo todos os trâmites legais”, explicou João Aquino, titular da Secsurb.

Além de resolver um problema social e ambiental, o encerramento das atividades do lixão vai garantir um local digno de trabalho para os catadores, que serão capacitados para gerar maior renda através do material reciclado. Junto ao MDR, a Prefeitura vai elaborar um estudo para a compensação ambiental dos impactos provocados pelo antigo lixão.

Planejamento – Na última terça-feira (13), representantes da Prefeitura realizaram reunião com os catadores do Aterro do Itariri, a fim de apresentar as propostas e os auxílios que serão concedidos ao grupo. O objetivo é assegurar a saída de imediato do local. Os benefícios consistem no auxílio aluguel para aqueles que não têm nenhum benefício de moradia, bem como auxílio remunerado, até que seja construído o galpão de separação do lixo.

O trabalho será avaliado junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Defensoria Pública e o MDR prestará consultoria para orientar as ações.

“Com a retirada dos resíduos poderemos alavancar o turismo, pois os visitantes se sentem mais seguros em um local onde percebem que existe ações de preservação do meio ambiente. Tudo isso atrairá investidores e daremos mais qualidade de vida à população”, completou João Aquino.  

Deixe seu comentário para PREFEITURA DE ILHÉUS INICIA DESATIVAÇÃO DO LIXÃO DO ITARIRI

Resposta de Alba

Não sem tempo. Mas é muito importante a capacitação e o acolhimento das famílias que residem ali ou vivem da cata de material reciclável. A reciclagem é um dever de todos.

★ ★ ★ ★ ★ Em 20-09-2022 às 12-57h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!