Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PRESIDENTE DO PSDB CRITICA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM ILHÉUS

PRESIDENTE DO PSDB CRITICA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 01/10/2024 10h40

Segundo Mesaque Soares, a PF está sendo usada pelo Partido dos Trabalhadores para tentar enfraquecer o candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PSD, Bento Lima

O presidente do PSDB em Ilhéus, advogado Mesaque Soares, gravou um vídeo na manhã desta terça-feira (01), repudiando as recentes operações realizadas pela Polícia Federal, na cidade. Uma nova operação foi deflagrada nesta manhã pela PF, denominada Coronelismo, que visa combater crimes eleitorais e conexos praticados, no presente momento, por coligação partidária. Segundo Mesaque, a PF está sendo usada pelo Partido dos Trabalhadores para tentar enfraquecer o candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PSD, Bento Lima, e ajudar a candidata do PT, Adélia Pinheiro. "É um absurdo o que está ocorrendo em nossa cidade. A Polícia Federal não pode ser usada como meio para coagir ou interferir na vontade do povo em ilhéus. O PT, que obtém o controle da PF, tenta a todo tempo interferir nas eleições de ilhéus. Para isso, já paralisou três obras estaduais, obras estruturantes e importantes para o município. A exemplo da duplicação do trecho da Orla Sul e da cobertura do Canal do Malhado. O povo de Ilhéus tem que ficar esperto", declarou.

O advogado continuou em sua fala acusando o PT de tentar interferir nas eleições, por meio do órgão federal. "A polícia e as instituições não podem ser utilizadas como instrumento de coação. O que aconteceu hoje em Iihéus, a invasão de um comitê politico, se assemelha ao caso Watergate, nos Estados Unidos. O povo de Ilhéus não pode permitir nenhuma interferência externa na sua escolha livre e democrática. O que está ocorrendo aqui é interferência politica para fazer com que a candidata do PT ganhe as eleições", disse. (confira o vídeo)

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Ilhéus, Salvador e Conceição do Coité, os quais foram expedidos pela Justiça Eleitoral de Ilhéus após representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral.

Os alvos são o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre (PSD) e o candidato apoiado por ele, Bento Lima (PSD). Na semana passada, a dupla já tinha sido alvo de uma operação da PF, por suspeita de crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

As investigações apontam o uso ilegal da estrutura pública municipal, com emprego de servidores, veículos e combustíveis públicos, em benefício de determinada coligação partidária, ocasionando prejuízo aos cofres públicos municipais. No decorrer das investigações também foram identificadas supostas fraudes documentais, com superfaturamento de contratos, praticadas, em tese, para encobrir o uso ilegal da estrutura pública em benefício privado.

Os investigados poderão responder pelo crime de utilização de veículo público em campanha eleitoral, cuja pena é o cancelamento do registro do candidato ou de seu diploma, bem como pelos crimes de peculato, de falsificação de documento público e de associação criminosa. Os crimes investigados nos autos também podem configurar abuso do poder econômico e improbidade administrativa.

 

Deixe seu comentário para PRESIDENTE DO PSDB CRITICA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!