Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PROJEÇÃO DE BEBETO É QUE PSD FAÇA 8 FEDERAIS E 12 ESTADUAIS

PROJEÇÃO DE BEBETO É QUE PSD FAÇA 8 FEDERAIS E 12 ESTADUAIS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 13/04/2026 14h41

Pré-candidato afirma que partido busca recompor bancada após saída de lideranças e aposta em crescimento com base em cálculos eleitorais e articulação política na Bahia

Durante entrevista nesta segunda-feira (13) ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, o pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Bebeto Galvão, comentou o cenário atual do partido na Bahia após a decisão de abrir mão de uma vaga ao Senado e apresentou projeções sobre o desempenho da legenda nas próximas eleições.

Ao ser questionado sobre como o PSD está lidando com a reorganização interna, Bebeto destacou a força nacional e estadual da sigla. “O PSD, eu acho que tem uma águia nacional na política que o próprio Lula reconhece, chamado Kassab”, afirmou. Ele também lembrou o processo de construção do partido. “Foi com Lula que ele organizou o PSD nacional. Wagner era então governador, que aqui na Bahia ajudou nesse processo de organização do PSD, que se tornou hoje um dos maiores partidos do país”, disse.

Sobre a presença do partido no estado, Bebeto ressaltou a capilaridade da legenda. “Na Bahia, a capilaridade do PSD é algo que não dá pra gente desprezar. São mais de 116 prefeitos, centenas de vereadores, de vice-prefeitos, a capilaridade em quase todo o estado da Bahia, nos 417 municípios, tem PSD praticamente organizado”, afirmou.

Ele também citou o tamanho atual da bancada. “Tem cinco deputados federais, voltou a ter seis deputados federais, porque Raimundo da Pesca foi pro PSD também. Então é um partido forte”, disse.

Bebeto comentou ainda os impactos da saída de lideranças. “Com a saída de Coronel e a ruptura dele com a base do governador Jerônimo, obviamente que o partido analisa o tamanho da bancada que terá e não pode fazer uma conta diminuindo, ele quer fazer uma conta sempre acrescentando”, afirmou.

Segundo ele, o partido busca recompor esse espaço. “A saída de Coronel e de Diego representou uma diminuição do tamanho da bancada. O partido precisa voltar ao equilíbrio, não pode sair dessa eleição com diminuição do seu tamanho”, declarou.

Ele explicou que houve um debate interno sobre a recomposição da bancada. “O partido advogou a tese nacionalmente de que era preciso repor. Um senador deveria valer dois estaduais e mais um federal, que perdeu três. Então gostaria de repor a bancada para nove deputados federais”, disse.

Bebeto destacou os motivos da escolha. “Primeiro, a lealdade e o compromisso de Otto, que é um homem sério. Depois, uma figura nacionalmente respeitada, leal aos que estão no seu projeto, não deixa ninguém para trás. E, por último, é um partido grande, estruturado, com um projeto político claro”, disse.

Ao analisar o potencial eleitoral do PSD, Bebeto afirmou que fez cálculos com base em eleições anteriores. “Eu fui fazer a conta dos números das últimas eleições”, declarou.

Ele comparou o desempenho do partido com outras forças políticas. “Na eleição passada, a Frente Brasil da Esperança, com 40 candidatos, fez 1.755.000 votos. O PSD, com 13 candidatos, fez 1.140.000 votos”, afirmou.

Segundo ele, isso demonstra potencial de crescimento. “Com 13 candidatos apenas, teve um estoque de 5.6 e levou 6 vagas. Eu analisei esses dados e olhei: é possível sim”, disse.

Bebeto detalhou ainda a projeção de votos com base nos nomes do partido. “Nós analisamos a possibilidade ali de 940, 950 mil votos com os seis deputados, contando com mais de 200 mil de Daniel”, afirmou.

Ele também considerou votos de legenda. “Na última eleição, o PSD teve 56 mil votos de legenda para deputado federal. Esse ano a conta que se faz é que terá 100 mil votos de legenda”, disse.

Somando os cenários, ele apresentou a estimativa. “Nossa conta dá em torno de 240 mil votos com os demais. Isso vai para cerca de 1 milhão e 300 mil votos, está dando 7”, afirmou.

Bebeto destacou ainda o esforço para ampliar a base. “Nós recebemos um monte de gente. A nossa conta ampliou”, disse.

Com base nesses dados, ele apresentou a projeção final. “Os números indicam essa possibilidade real de 8 deputados federais”, declarou.

Além disso, ele também apontou expectativa para a Assembleia Legislativa. “A nossa perspectiva é sair desta eleição com 12 deputados estaduais, talvez uma das maiores bancadas”, afirmou.

Por fim, Bebeto ressaltou o trabalho político que vem sendo realizado. “Estamos trabalhando, andando muito. O PSD é um partido grande, com uma estruturação política extraordinária”, disse.

Ele concluiu destacando sua atuação como pré-candidato. “Estou andando, conversando com os amigos, analisando as regiões e fazendo o que eu gosto de fazer, que é trabalhar pela nossa região e pelo estado da Bahia”, afirmou.

Confira a entrevista completa: 

" target="_blank">

Deixe seu comentário para PROJEÇÃO DE BEBETO É QUE PSD FAÇA 8 FEDERAIS E 12 ESTADUAIS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!