PROJETO DE FOGÃO SOLAR SUSTENTÁVEL FEITO POR PROFESSORES E ESTUDANTES DE ILHÉUS É PUBLICADO EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL
O projeto é uma criação de um fogão solar acessível que fornece uma fonte limpa e econômica de energia para cozinhar e ajuda a reduzir os impactos ambientais da atividade humana
Professores e estudantes do Centro de Educação Profissional Nelson Schaun, CEEP do Chocolate Ilhéus, da rede estadual de ensino na Bahia, tiveram um trabalho científico intitulado: “Solar Parabolic Cooker”, aprovado no V ISSCIM-International Simposium on Science, Innovation and Modeling in Materials, (Simpósio Internacional de Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais), promovido pelo PROCIMM da Universidade Estadual de Santa Cruz.
O trabalho refere-se ao projeto desenvolvido pelo CEEP, da criação de um fogão solar acessível que não só forneça uma fonte limpa e econômica de energia para cozinhar, mas também ajude a reduzir os impactos ambientais da atividade humana.
O trabalho contou com a participação do professor-autor, Me. Geraldo Porto de Araújo e os professores co-autores Me. Pablo Fernandes Costa de Marinho e Especialista. Tatiana Pereira Correia do Nascimento, além dos alunos egressos do curso técnico em Eletromecânica do CEEP do Chocolate, Alan Santos, Fillipe Santos e Micael Santana.
“Focamos especialmente na otimização do revestimento refletor do fogão solar, utilizando modelagem de feixes de luz convergentes para maximizar sua eficiência energética. O protótipo do fogão solar utiliza materiais acessíveis, como sucata de antenas parabólicas, para facilitar sua fabricação e obtenção de componentes”, afirma o professor Geraldo Porto.
Durante o processo de validação do projeto foram realizados testes experimentais para avaliar o desempenho do protótipo, incluindo medições de temperatura e eficiência energética, visando aprimorar o design e revestimento.
“Este projeto interdisciplinar combina conhecimentos de óptica geométrica, engenharia de materiais e design sustentável para contribuir significativamente para o aproveitamento de energias limpas e enfrentar os desafios sociais e ambientais e valorizando a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo nos estudantes da rede pública no processo de aprendizagem”, destaca o gestor do CEEP do Chocolate Nelson Schaun, Julierme Barros Couto.
Resposta de Claudia
O projeto é excelente e inovador e vai beneficiar milhares de famílias carentes que não tem condições de adquirir o botijão de gás e, através desta inovação as pessoas baixa renda, poderão de forma digna e segura prepara seus alimentos, levando em consideração que muitas pessoas por não terem condições de comprar o gás de cozinha, utilizam álcool na preparação dos alimentos e por causa disso, torna-se crescente o número de pessoas com queimaduras graves e permanecem marcadas pelas desigualdades sociais. Parabéns, a todos envolvidos neste projeto direta ou indiretamente.
★ ★ ★ ★ ★ Em 17-05-2024 às 10-49h 5