Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

PSOL PUBLICA MANIFESTO PARA CHAPA NO GOVERNO E SENADO DA BAHIA

PSOL PUBLICA MANIFESTO PARA CHAPA NO GOVERNO E SENADO DA BAHIA
Por: Stefhany Alencar
Dia 14/01/2022 17h36

Confira documento na íntegra.

PSOL publica manifesto. Confira abaixo na íntegra.

MANIFESTO POR UMA CHAPA MAJORITÁRIA SOCIALISTA, DEMOCRÁTICA E POPULAR PARA O GOVERNO E O SENADO DA BAHIA


1. Somos membros e membras da executiva e do diretório estadual do PSOL-BA, somos dirigentes municipais do partido na Bahia, somos parlamentares do PSOL, Somos negros e negras, somos Povos e Comunidades Tradicionais, LGBTQIAP+, somos a diversidade que representa o tecido social da Bahia. Somos 80% das direções municipais do partido no Estado e viemos divulgar este manifesto, por uma chapa majoritária socialista, democrática e popular para o Governo e o Senado da Bahia.


2. Trazemos uma chapa construída a partir da política contra as opressões que, no PSOL, têm tomado protagonismo. Desta forma apresentamos pré-candidaturas ao Governo e ao Senado que nascem nos braços do movimento negro e do movimento de mulheres negras e que se consolidam como uma alternativa política em que baianos e baianas se enxerguem. Uma chapa paritária protagonizada por uma mulher negra e um homem negro e que dedicam as suas vidas à construção de uma sociedade mais justa, onde caiba a ampla diversidade que a compõe. E é com esta tônica que se apresentam os nomes de Kleber Rosa como pré-candidato ao cargo de governador do estado da Bahia e Tâmara Azevedo na condição de pré-candidata à Senadora.


3. Integram esta chapa, com a mesma importância e representatividade: o pré-candidato a vice-governador Ronaldo Mansur, militante do PSOL no município de Alagoinhas, membro da Executiva Nacional do nosso partido e grande entusiasta da necessária aliança política entre o campo e a cidade; Professor Max, Geógrafo, Tatta Lubito, Presidente do Diretório Municipal de Itabuna, militante LGBTQIAP+ e Zem Costa, servidor público, ambientalista e ativista cultural, ambos na chapa coletiva ao Senado liderada pela Makota Tâmara Azevedo.

4. A diversidade que lastreia a chapa ora apresentada remonta os diversos exemplos de lutas populares na Bahia. Desde as lutas contra a colonização, a escravização e a exploração, rebelamos-nos pela igualdade, por pão, justiça, moradia, pelo direito à fé, pela democratização da terra e por uma nova relação com a natureza. Fomos protagonistas nas campanhas da independência, pela abolição, lutamos por democracia e contra a ditadura. Aqui formamos quilombos, lutamos pelas Diretas Já, pelo impeachment de Collor, na resistência contra o golpe que depôs Dilma Rousseff, na luta por Lula Livre e no Ele não. Seguimos firmes, seja contra o racismo, machismos e opressões, seja contra o aumento de impostos, contra o monopólio do comércio, contra a fome.


5. Contudo estas lutas, ainda, não foram suficientes para superar uma sociedade profundamente desigual cuja burguesia se contenta em ser sócia minoritária das suas congêneres de outras plagas, retardando as transformações, reinventando o mandonismo e abraçando uma “mudança para que nada mude”, muitas vezes com o apoio de segmentos médios reformistas.


6. O PSOL nasceu na Bahia, afirmando a ideia da resistência e enraizado nas lutas negras e indígenas. Em dezesseis anos de luta o PSOL acumulou uma referência positiva de coerência e combatividade na sociedade baiana, o que hoje nos permite apresentar um projeto democrático e popular, com ampla participação nas decisões do poder público, especialmente na distribuição de renda e investimentos sociais. Esses anos, porém, não foram suficientes para consolidar o partido como alternativa à esquerda. Partimos agora para a nossa quinta candidatura ao governo, desta vez buscando conjugar a reflexão sobre o passado com a nova realidade da luta de classes.


7. A Bahia foi pesadamente atingida pela tragédia das chuvas que arrasou muitas cidades, retirou vidas, atingiu patrimônio e jogou ao desabrigo centenas de milhares de baianos e baianas. O PSOL está presente em muitos destes municípios com sua solidariedade. O cenário, inclusive, impactou o posicionamento do partido nas eleições nas quais interviremos com um programa avançado com objetivos diferentes do “andar de cima” da sociedade.


8. A prioridade do PSOL é a derrota de Bolsonaro e seus milicianos e a exigência do retorno à normalidade democrática. Mas isto não basta: precisamos de retomada do crescimento, da aprovação do imposto sobre as grandes fortunas, de uma reforma agrária e de reformas estruturais em nosso país, da revogação da Lei do Teto de Gastos e das reformas trabalhista e previdenciária.


9. Nossos compromissos são os de um novo modelo de desenvolvimento que seja um contraponto àqueles a reboque da burguesia dita nacional, da construção de uma democracia participativa e do reconhecimento do passivo social da Bahia, seja de combate à pobreza, ao racismo, ao machismo, ao negacionismo, a LGBtfobia, na superação do racismo ambiental, do acesso à educação e da saúde, da promoção da igualdade, estabelecendo os direitos humanos como alicerce das políticas públicas tal como a inversão de prioridades. Assim apoiaremos o cooperativismo solidário e a agricultura familiar, o revigoramento do mercado interno com a descentralização espacial e expansão de redes econômicas nas cidades pequenas e médias. Teremos como instrumentos fulcrais, além da iniciativa e a mobilização popular, um Estado presente, democrático, eficaz e gerador de impactos positivos na vida dos baianos e baianas, em consonância com o país e o mundo em que vivemos.


10. Realizaremos nossa Conferência Eleitoral no próximo dia 29 de janeiro. Nela iremos submeter à vontade das(os) delegadas(os) eleitas(os) pela base do PSOL uma chapa verdadeiramente alternativa. A campanha do PSOL estará voltada para atender aos anseios do nosso povo com o firme combate ao neo fascismo, representado pela facção bolsonarista com João Roma, assim como o retorno do carlismo ao governo do estado após 16 anos com ACM Neto. Mas fará também uma dura crítica ao Centro social liberal de Rui Costa do PT e ao conservadorismo de João Leão e Otto Alencar, oferecendo uma alternativa de oposição.


Bahia, 11 de janeiro de 2022
ASSINAM IN-MEMORIAN
Cris Barros - Presidente Municipal em Salvador, Secretária de Movimentos Sociais; Uendel Tosta - Presidente Municipal em Muritiba; Magno Vieira - Militante em Iguaí;

DIRIGENTES ESTADUAIS E PARLAMENTARES
Elzelaine Fachinnetti Arnold “Elzinha” Presidente Estadual; Kleber Rosa Membro do Diretório Nacional e Secretário Estadual de Comunicação; Tâmara Azevedo Cardoso Membra do Diretório Nacional e Estadual; Ronaldo Santos Silva Membro da Executiva Nacional e Secretário Estadual de Finanças; José Ademaques dos Santos “Prof. Max” Secretário Estadual de Direitos Humanos e Presidente Municipal em Itabuna; Herzem Costa Rodrigues “Zem” Membro do Diretório Estadual; Antônio Raimundo de Oliveira Anunciação “Dinho” – Primeiro Secretário Estadual de Formação; Brenna Paula Gomes Tavares – Suplente da Executiva Estadual; Danilo Santana – Vereador e Presidente Municipal em Santa Terezinha; Dorival Freitas – Vereador em Itaeté; Dulce Tâmara da Rocha Lamego da Silva – Segunda Secretária Estadual de Movimentos Sociais; Fabiano Ferreira – Vereador em Condeúba; Fábio Nogueira – Ex-presidente Estadual; Franklin Oliveira – Suplente da Executiva Estadual; Joabe de Jesus – Vereador em Itaquara; João Carlos Silva Santos Junior – Suplente de vereador em Salvador; Kleicia Soares de Souza – Suplente da Executiva Estadual e Presidenta Municipal em Vitória da Conquista; Larissa Barros Martins Soares – Primeira Secretária Estadual de Movimentos Sociais; Luis Antônio Mascarenhas de Aboim Freire - Petroleiro, ex-secretário geral do SINDIPETRO-Bahia; Davi Tourinho de Brito – Membro do Diretório Estadual; Demison Ferreira Cardoso – Membro do Diretório Estadual; Elissandra Alves da Silva “Sandra” – Membra do Diretório Estadual; josé Sérgio Lago Lacerda – Membro do Diretório Estadual; Leide Silva Souza – Membra do Diretório Estadual; Lourival Santos – Membro do Diretório Estadual; Luiz Orleans Feitoza dos Santos – Membro do Diretório Estadual; Moema Catarina – Membra do Diretório Estadual; Rita de Cassia Ferreira dos Santos – Membra do Diretório Estadual; Sandro de Oliveira Ferreira – Membro do Diretório Estadual; Tatiane Souza da Costa – Membra do Diretório Estadual; Thiago Soares Carvalho – Membro do Diretório Estadual;
PRESIDENTES MUNICIPAIS
Adelson dos Reis - Serra do Ramalho; Adriana Loures - Wagner; Aguinaldo Andrade - Alcobaça; Albergio Diniz Morais - Itororó; Alcides - Senhor do Bonfim;

Leis Leal - Paratinga; Alcione Silva Santos – Uruçuca; Alessandro Ferreira Caliari - Prado; Ana Rejane Gomes de Souza – Santa Brigida; Anderson Porto – Barra do Rocha; Angela Souza “Nenga da Cocada” - Conceição do Coité; Antônio Araújo Mota – Rodelas; Antônio Genival da Silva Filho – Jaguaquara; Antônio Pimentel – Governador Mangabeira; Auriceia – Campo Formoso; Brisa Pires - Camacan; Cacique Samigo – Santa Cruz de Cabrália; Carla Daniela – Itaguaçu da Bahia; Carlinhos - Jucuruçu; Carlos Dócio - Igrapiúna; Carlos Eduardo “Kadu” - Simões Filho; Carlos Gomes - Teixeira de Freitas; Carlos Roldão - Xique Xique; Carvalho - Pojuca; Célio Brito - Ituaçu; Cláudio Luiz - São Sebastião do Passé; Cleones Florentino - Ibicaraí; Danilo Cruz - Itamaraju; Diego Aragão - Santa Rita de Cássia; Dulcimar Santos - Valença; Ednilson Neves de Oliveira “Dennis” – Maragogipe; Edson Junior Dourado – América Dourada; Lara Roberta - Umburanas; Fábio da Banca - São Félix; Fábio Mendes da Silva – Planaltino; Flávio da Silva - Mascote; Flávio Paiva – Eunápolis; Francisco Santos - Rio de Contas; Franco Neres - Central; Galo Cego - Ribeira do Amparo; Gilmar Evangelista dos Santos – Camamu; Gilvania - Itiruçu; Guilherme Ferreira da Silva – Tapiramutá; Heraclito dos Santos (Luangomina) – Taperoá; Iracema Santos - Acajutiba; Jailton Nunes da Silva – Itiúba; Jean da Liberdade - Eunápolis; Jefferson dos Santos Alves Junior “Ralado” – Cachoeira; Jelson Barbosa - Paulo Afonso; João Pereira - João Dourado; Joaquim de Jesus - Itaetê; José Cornélio - Mucuri; José da Silva - Licínio de Almeida; José Felix - Andorinhas; José Messias - Itaquara; José Rosival de Santana – Buerarema; José Rudival - Monte Santo; José Vital - Caravelas; Josélia da Silva - Jaguarari; Joseph Martins - Lapão; Josmar - Santa Inês; Juciele dos Santos Primo - Palmas de Monte Alto; Juvenal Ferreira – América Dourado; Juvenal Santos - Paramirim; Karoline Viana Lemos - Ubaitaba; Layvikson Lima - Serrinha; Liliane dos Santos - Ipiaú; Lucas Barroso - Firmino Alves; Luciano Borba - Cruz das Almas; Magno Rocha - Nova Viçosa; Manoel José - Condeúba; Marclaudio Almeida - Cícero Dantas; Maria Valdelene Barros Dantas – Abaré; Marivaldo Rodrigues Frederik - Conde; Maurício Santos Oliveira – Ibirapitanga; Nabio Carmo - Ribeirão do Lago; Pedro Henrique - Ibicuí; Profa Conceição - Maraú; Reginaide Matos - Tucano; Reginaldo Alves - Riacho de Santana; Renildo Gomes - Aurelino Leal; Roberto - Vera Cruz; Roberto Carlos Brito – Una; Rogério Emílio - Itaparica; Romiratan Miranda - Ribeira do Pombal; Ronaldo Mesquita -

São Francisco do Conde; Rones Rosa – Sento Sé; Ronivon - Riachão do Jacuipe; Rubens Souza - Macarani; Silvio Batista - Esplanada; Suely da Conceição - Muritiba; Tatá Cesar - Alagoinhas; Tiago Fonseca - Itapé; Uedmateus Ribeiro - Luis Eduardo Magalhães; Uilson Magalhães - Botuporã; Valdiana Nascimento - Utinga; Vera Lúcia - Conceição do Almeida; Vera Lucia de Jesus - Entre Rios; Victor Arnon de Castro Carvalho Leite – Lauro de Freitas; Walter Altino Jr - Cairu; Zé Barbosa - Barro Preto;
DIRIGENTES MUNICIPAIS
Andreia Ribeiro - Diretório de Itabuna; Carlos Osvaldo “Badinho” – Diretório de Cachoeira; Catarino Ronaldo - Diretório de Alagoinhas; Christiano Pablo - Diretório de Aurelino Leal; Deiseana Santos Lima – Secretária do PSOL de Saubara; Edelvito Almeida do Nascimento – Secretário do PSOL de Maracás; Jairo de Jesus – Coordenador do MSTB-DL; Jamilton Fernandes - Diretório de Ponto Novo; Joel Lopes – Diretório de Castro Alves; Jorge Caravalho - Secretário do PSOL de Jacobina; José Santana da Silva - Diretório de Itabuna; Luciano Campelo - PSOL Ilhéus; Márcia dos Santos Rezende – Coordenadora do MSTB-DL; Maria das Graças Santos da Silva “Graça da Cesta” – Secretaria do PSOL de Serrinha; Mestre Carlinhos Capoeira – Diretório Municipal em Senhor do Bonfim; Mônica Vieira - Secretária do PSOL de Iguaí; Neuzivan dos santos Santana – membro da Coordenação Estadual dos territórios de Identidade; Ramon Bonfin – Diretório de São Félix; Valéssio Brito - Diretório de Jacobina;

Deixe seu comentário para PSOL PUBLICA MANIFESTO PARA CHAPA NO GOVERNO E SENADO DA BAHIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!