RUI COSTA E DOUTOR MANUEL CARLOS DISCUTEM EM BRASÍLIA SOLUÇÕES PARA O AEROPORTO DE ILHÉUS
Uma nova reunião deve ser realizada com o objetivo de destravar melhorias para infraestrutura e operação do aeroporto Jorge Amado
O programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, tem abordado com frequência o alto preço das passagens aéreas e número reduzido de voos que pousam e decolam no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o comunicador Vila Nova recebeu uma informação de que o secretário-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o doutor Manoel Carlos, teve uma reunião no conselho consultivo da ABIN, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades, para debater diversos assuntos. Após o encontro, Dr. Manoel Carlos tratou sobre a situação do aeroporto de Ilhéus com o ministro Rui Costa.
A conversa foi extremamente importante. O ministro Rui Costa assegurou que vai marcar uma reunião com o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, na Presidência da República, para tratar desse assunto. Outros agentes devem participar do processo para solucionar o problema que atinge o aeroporto Jorge Amado.
No dia 28 de novembro, o piloto internacional Alexandre Mendes, esteve no programa O Tabuleiro, e destacou que a instalação do sistema GPS RNP AR no aeroporto Jorge Amado poderia reduzir os valores das passagens e aumentar a oferta de voos. Atualmente, os pilotos precisam enxergar a pista a 7 km de distância para pousar com segurança, o que é inviável em dias de chuva. O sistema proposto reduziria essa distância para 800 metros, como já ocorre em aeroportos mais equipados, como Salvador. Mendes explicou que a implantação da tecnologia depende de articulação política com o governo federal e o Ministério da Defesa, visto que tentativas anteriores não avançaram. Ele ressaltou que o procedimento já foi adotado em aeroportos de cidades como Rio de Janeiro, Joinville e Caxias do Sul.
A necessidade de união política para solucionar o problema, que impacta negativamente a economia e o turismo local, diversas vezes foi pauta no programa O Tabuleiro. Vila Nova sempre destacou o envolvimento de Rui Costa com as necessidades de Ilhéus e os investimentos que ele trouxe para a cidade. "Ele foi o governador que mais investiu em Ilhéus. Em sete anos, colocou quase R$1 bilhão aqui em Ilhéus", pontuou Vila Nova.
O comunicador chamou a atenção para a necessidade de Ilhéus ter um aeroporto ativo, para atender o mercado e cidades do sul da Bahia. "A gente tem um aeroporto com mais voos, porque isso serve não só para Ilhéus, mas para toda essa região, serve para a indústria, serve para o comércio, serve para o turismo".
Vila Nova ressaltou a importância de ter um representante ilheense no governo federal, como Doutor Manuel Carlos. "Uma pessoa íntegra, decente, séria e tem um foco na nossa região, no estado da Bahia e nas ações do país inteiro. Com essas duas figuras extraordinárias em Brasília, trabalhando em favor de Ilhéus, as coisas com certeza vão acontecer em relação ao nosso aeroporto. Estou muito entusiasmado", comemorou Vila Nova.
Resposta de ALEXANDRE MENDES REIS
Todo o esforço vale a pena para melhorar nosso sofrido aeroporto. Parabens pela iniciativa!
★ ★ ★ ★ ★ Em 10-01-2025 às 19-45h 5Resposta de Anton
Contanto que não destruam mais ainda a natureza,como Porto sul-Bamin estão destruindo,que soluções sejam dadas!
★ ★ Em 08-12-2024 às 21-54h 2Resposta de Vital Pericles
Não é possível que Ilhéus continue a operar com um aeroporto onde apenas aviões de pequeno e médio porte podem pousar. Não é uma questão a ser resolvida com um sistema de GPS, ainda que imprescindível. Ilhéus precisa de um novo aeroporto, quem sabe em consórcio com Itabuna, por exemplo, capaz de receber aviões de grande porte, inclusive cargueiros.
★ ★ ★ ★ ★ Em 06-12-2024 às 12-55h 5