Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

SALA DE VIDEOCHAMADAS DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU COMPLETA UM ANO COM MAIS DE 1200 ENCONTROS VIRTUAIS REALIZADOS

SALA DE VIDEOCHAMADAS DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU COMPLETA UM ANO COM MAIS DE 1200 ENCONTROS VIRTUAIS REALIZADOS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 23/06/2021 11h00

De acordo com Gildo Rorato, psicólogo do HRCC, essa é uma ferramenta excelente de aproximação entre pacientes e suas famílias neste momento tão difícil de pandemia e restrição de visitas presenciais na Unidade Covid e UTI Geral.

Com a emergência sanitária imposta pela pandemia da Covid-19, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, teve que adotar estratégias para resguarda a segurança do paciente e seus familiares. Diante desse desafio e para manter o atendimento humanizado a unidade inaugurou, em junho de 2020, a sala de videochamadas para encontros virtuais.

Durante um ano em funcionamento, o equipamento já possibilitou mais de 1200 encontros virtuais, um pouco mais de 100 videochamadas por mês. De acordo com Gildo Rorato, psicólogo do HRCC, essa é uma ferramenta excelente de aproximação entre pacientes e suas famílias neste momento tão difícil de pandemia e restrição de visitas presenciais na Unidade Covid e UTI Geral.

Por meio da videochamada acontece a interação que colabora para diminuir as tensões do paciente, que recebe palavras de ânimo e de fortalecimento de seus familiares, assegura o psicólogo. “A realidade da doença já é difícil, a distância da família colabora para o entristecimento e manifestações de sintomas de ansiedade, e tanto um como outro são prejudiciais ao tratamento. O estado de humor e a adesão do paciente ao tratamento são fatores extremamente importantes para a recuperação do internado”, avaliou Gildo Rorato.

Todo paciente consciente, internado na UTI Geral ou Unidade Covid, pode interagir por meio da videochamada. Esses encontros virtuais são agendados pela equipe de Psicologia durante o contato telefônico realizado diariamente, com os familiares dos pacientes acompanhados pela assistência hospitalar do HRCC.

Resultado prático – O espaço organizado pela unidade se apresentou tão viável e adequado na prática, que a deputada estadual Neusa Cadore (PT) celebrou a iniciativa e defendeu a implantação do equipamento em outros hospitais da Bahia. “Entendemos e respeitamos a necessidade dos protocolos, mas a situação gera mais angústia para a pessoa internada e familiares. A iniciativa do Hospital do Cacau, assim como o projeto de lei que apresentamos, tem a intenção de humanizar e facilitar esse contato”, disse a parlamentar na ocasião, repercutindo a bem-sucedida inauguração da sala no HRCC.

Deixe seu comentário para SALA DE VIDEOCHAMADAS DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU COMPLETA UM ANO COM MAIS DE 1200 ENCONTROS VIRTUAIS REALIZADOS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!