Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“SE O PACIENTE TEM TODOS OS SINTOMAS, JÁ TRATAMOS COMO COVID-19”, AFIRMA COORDENADOR DO CENTRO COVID-19 DE ILHÉUS

“SE O PACIENTE TEM TODOS OS SINTOMAS, JÁ TRATAMOS COMO COVID-19”, AFIRMA COORDENADOR DO CENTRO COVID-19 DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 22/07/2020 09h26
★ ★ ★ ★ ★
1

“ Não criamos um protocolo. Se o paciente tiver com todos os sintomas já entra na estatística como paciente com Coronavírus”, acrescentou.

Para falar da ampliação de atendimentos em casos suspeitos de Covid – 19 , em Ilhéus, o médico André Cezário,  participou do programa O tabuleiro nesta quarta-feira (22) e informou que já estão em funcionamento os centros comunitários de enfrentamento nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Esperança e Teotônio Vilela. “ É um local de atendimento ambulatorial”, disse explicando que nesses locais acontecerão monitoramento e realização de exames exclusivamente para pacientes que apresentem sintomas gripais leves, como dor de cabeça, coriza e febre. 

 

O comunicador Vila Nova questionou sobre a realização de testes por parte da Secretaria Municipal de saúde. Diversos ouvintes relatam que muitas vezes, mesmo com sintomas, não é realização o teste. O médico explicou que o ideal é que o exame seja realizado a partir do oitavo dia se sintoma, para que se evite dar falso negativo. ““ Caso o paciente não chegou no oitavo dia para fazer o exame e tiver com todos os sintomas do coronavírus, começamos o tratamento”, informou ele. André explicou que o município de Ilhéus segue um protocolo de diagnostico epidemiológico do Ministério da Saúde. “ Não criamos um protocolo. Se o paciente tiver com todos os sintomas já entra na estatística como paciente com Coronavírus”, acrescentou.

 

Unidades para atendimento a pacientes com sintomas de Coronavírus:

A unidade de saúde do Nossa Senhora da Vitoria atenderá moradores do próprio bairro, inclusive o Residencial Minha Casa Minha Vida Sol e Mar e de outras localidades como os bairros Ilhéus II e São Francisco. No Centro Comunitário de Referência (CCREC) Covid-19 do bairro Nelson Costa, os atendimentos estarão voltados para as populações do próprio bairro e do Hernani Sá, inclusive as comunidades do Paraguai e Mambape, sendo a unidade do Hernani Sá referência para outros atendimentos que não para Covid-19.

Já no CCREC da Esperança, na Avenida Roberto Santos, além da população local, essa unidade contemplará ainda a população do bairro da Esperança, do Basílio e Conquista, das Av. Itabuna e Av. Princesa Isabel, sendo a unidade do Sarah Kubitscheck, no Malhado, referência para outras demandas de saúde para as populações destes locais.

No CCREC do Teotônio Vilela na UBS 4, além do público do próprio bairro também do bairro Vila Nazaré, sendo o Euler Ázaro a unidade para atendimento de outras demandas.

UPA da Conquista – Como mais uma medida de ampliação do atendimento Covid-19, a UPA da Conquista também teve o atendimento modificado para receber especificamente as demandas Covid-19 de pacientes com sintomas gripais. Para outras demandas em saúde, continuam em funcionamento normal como unidades de emergência o Pronto Atendimento da Zona Sul, a Coci, o Hospital São José e o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC).

Clique aqui e ouça na integra a entrevista com André Cezário. 

 

 

Deixe seu comentário para “SE O PACIENTE TEM TODOS OS SINTOMAS, JÁ TRATAMOS COMO COVID-19”, AFIRMA COORDENADOR DO CENTRO COVID-19 DE ILHÉUS

Resposta de Katiana Ganem.

O paciente com sintomas já é tratado fornecendo a medicação gratuitamente ,como um kit ,que em alguns municípios as secretarias de saúde oferece m? Pq em Ilhéus vários medicamentos não se acha mais nas farmácias, como a Azitromicina, ivermectina zinco ,Enoxoparina é vitamina C e D tb tem_ se dificuldade, por experiência própria o calvário q foi consegui medicação prescrita para funcionários q atestaram Covid..Fora os preços exorbitantes .

★ ★ ★ ★ ★ Em 22-07-2020 às 22-21h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!