SECRETÁRIO DE SERVIÇOS URBANOS, CACÁ COLCHÕES, ANUNCIA RETIRADA DE ÁRVORE QUE ROMPE PAREDE DE CASARÃO HISTÓRICO NO CENTRO DE ILHÉUS
Após reportagem mostrar o avanço da vegetação dentro do Palacete da Rua Conselheiro Dantas, Cacá Colchões afirma que a remoção será feita na próxima semana
Após a repercussão da reportagem publicada no final de outubro sobre o Palacete Coronel Aureliano Brandão Pinto, onde uma árvore cresce dentro da estrutura e rompe parte da parede, o secretário de Serviços Urbanos de Ilhéus, Cacá Colchões, anunciou que a árvore será retirada na próxima semana. O caso foi tema de comentário durante entrevista concedida nesta terça-feira (12) ao programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM.
O imóvel, localizado na Rua Conselheiro Dantas, já abrigou a Marinha Mercante e pertence atualmente à iniciativa privada, após leilão realizado em 2024. O prédio apresenta rachaduras, infiltrações e risco de desabamento, e o proprietário aguarda desde o ano passado autorização do Conselho de Cultura para limpeza e manutenção da área.
Ao ser questionado sobre a situação, Cacá explicou que a remoção de uma das árvores depende de uma ação conjunta com a Coelba, já que há fiação elétrica passando pelo local. "Essa árvore já está programada para a semana que vem ser retirada. A do lado direito, que tem uma árvore rachando a parede, porque ali, em frente ao supermercado, uma outra árvore está energizada, e eu só posso fazer isso com a Coelba. Nós vamos adentrar, nós vamos retirar. Ela não vai passar da semana que vem. Vamos agora tirar com urgência aquela árvore”, afirmou.
O secretário também disse que a Secretaria de Cultura está acompanhando o processo de autorização para limpeza do imóvel e que o Conselho de Cultura deve atualizar o pedido encaminhado pelo proprietário. “Nós estamos esperando agora a autorização para dar ao empresário, dono daquele casarão, para fazer a limpeza. É um bem público também. A gente vai ser parceiro até para poder fazer a limpeza, mas estou esperando o laudo de autorização”, explicou.
Cacá ressaltou ainda que o município não pode intervir diretamente em áreas particulares sem autorização, mas tem prestado apoio em casos de interesse público.“Eu não posso adentrar numa área particular, mas posso fazer apoio, porque todos aqueles que procuram o município no intuito do bem comum, nós fazemos esse apoio, e isso dá certo.”
O secretário aproveitou a entrevista para destacar que o descaso histórico com a poda e o manejo de árvores em Ilhéus tem origem na falta de estrutura e na dependência de ações da Coelba para liberar áreas com risco elétrico. Segundo ele, o governo municipal está trabalhando em um novo projeto de replantio e manutenção, com o plantio de mais de mil mudas de espécies nativas.
“Devido ao descaso de anos que vem acontecendo em Ilhéus, muitas árvores cresceram sem controle. Hoje, nós estamos corrigindo isso com estrutura e parceria. Não podemos mais deixar as árvores adentrarem na fiação. Temos um projeto grande, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e dos ambientalistas, para replantar e cuidar das áreas verdes”, afirmou.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para SECRETÁRIO DE SERVIÇOS URBANOS, CACÁ COLCHÕES, ANUNCIA RETIRADA DE ÁRVORE QUE ROMPE PAREDE DE CASARÃO HISTÓRICO NO CENTRO DE ILHÉUS