SECRETÁRIO DE TURISMO LAMENTA DECISÃO DA MSC DE SUSPENDER TEMPORADA 2026-2027 EM ILHÉUS
Gestor afirma que suspensão é resultado de fatores operacionais e de custos e reforça que município trabalha para ampliar escalas e fortalecer Ilhéus como destino turístico
O secretário de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares lamentou, durante o programa o Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, na manhã desta sexta-feira (23), a decisão da MSC Cruzeiros de suspender a temporada 2026/2027 no município.
Na mensagem, o secretário relatou que passou o dia em reuniões com representantes da MSC e da Costa Cruzeiros, além do presidente da CLIA, associação que representa o setor de cruzeiros. Segundo ele, a decisão da MSC foi motivada por um conjunto de fatores e não por um único episódio. Entre esses fatores, destacou questões operacionais de atracagem e custos. Ele afirmou ainda que a Costa Cruzeiros também enfrenta dificuldades e que, inclusive, está deixando de operar não apenas em Ilhéus, mas em todo o Nordeste.
De acordo com o secretário, a própria MSC tem discutido os custos de atracagem junto à autoridade marítima, operadores portuários e ao Governo do Estado, apontando limitações relacionadas à infraestrutura. Apesar desse cenário, o gestor afirmou que o governo municipal, sob a gestão do prefeito Valderico Júnior, mantém uma postura voltada não apenas à manutenção, mas à ampliação do número de desembarques no Porto de Ilhéus.
O secretário ressaltou que a Secretaria de Turismo vem desenvolvendo um trabalho de planejamento, organização e, principalmente, de abertura de diálogo entre todos os atores envolvidos no receptivo turístico. Segundo ele, esse esforço tem sido reconhecido por diversos setores, como economia criativa, produtores de chocolate e também pelo setor de transporte.
Na avaliação do gestor, os resultados desse trabalho já podem ser percebidos na infraestrutura da cidade e na percepção dos turistas. Ele citou manifestações espontâneas nas redes sociais e pesquisas realizadas durante os embarques e desembarques no porto, que apontam uma avaliação positiva dos visitantes. De acordo com os dados mencionados, a experiência vivenciada pelos turistas em Ilhéus tem superado a expectativa inicial, tanto no momento da chegada quanto no retorno.
O secretário atribuiu esse resultado a um esforço conjunto da gestão municipal, envolvendo várias secretarias, com orientação direta do prefeito. Ele reforçou que o objetivo institucional da prefeitura é aumentar as escalas de desembarque no município.
Por fim, o gestor afirmou que, apesar da surpresa com o posicionamento da MSC, o município não irá poupar esforços para enfrentar o cenário. Segundo ele, o foco não é apenas reverter perdas, mas ampliar oportunidades, construindo soluções em conjunto com parceiros e fortalecendo o posicionamento de Ilhéus como destino turístico, destacando sua vocação e potencialidade. Ele concluiu afirmando que os entraves existentes são solucionáveis e que a gestão municipal buscará resolvê-los com empenho e diálogo.
Deixe seu comentário para SECRETÁRIO DE TURISMO LAMENTA DECISÃO DA MSC DE SUSPENDER TEMPORADA 2026-2027 EM ILHÉUS