SOBE PARA 21 O NÚMERO DE CANDIDATOS A DEPUTADO LIGADOS A ILHÉUS; MÃE BERNADETE DE OXÓSSI ESTÁ NA DISPUTA
Primeiro turno será realizado em 4 de outubro; eleitor também escolherá presidente, governador e dois senadores
A corrida eleitoral entra na reta final. Faltam 11 dias para o primeiro turno das Eleições 2026, marcado para 4 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.
A relação de candidatos ligados a Ilhéus apresentada à reportagem do OTabuleiro ganhou um novo nome. Com a inclusão de Mãe Bernadete de Oxóssi, são agora 21 candidatos que disputam vagas de deputado, sendo nove para a Câmara dos Deputados e 12 para a Assembleia Legislativa da Bahia.
Na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados estão Adélia Pinheiro, Bebeto Galvão, Makrisi, Márcio Bodão, Vania da Saúde, Jorge Farias, Dra. Cheila Mendes, João Barros e Mãe Bernadete de Oxóssi.
Já para a Assembleia Legislativa da Bahia, aparecem Magno Lavigne, Augustão, Thiago Martins, Mário Alexandre, Gerlene Eutímio, Lu Cerqueira, Welington Almeida, Conceição Barreto, Sueli Pimenta, Jack Meira, Pedro da Guarda e Fabia do Presídio.
A quantidade de candidaturas ligadas ao município reúne diferentes nomes nas duas disputas proporcionais. Nelas, a votação dos candidatos e dos partidos ou federações participa da definição da composição da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa.
MÃE BERNADETE DE OXÓSSI
Candidata a deputada federal pela Bahia, Mãe Bernadete de Oxóssi é uma liderança comunitária, agricultora assentada, mulher de terreiro e defensora dos povos e comunidades tradicionais.
Sua trajetória é marcada pela atuação em pautas relacionadas à justiça social, ao combate ao racismo e à violência contra a mulher, à reforma agrária, à liberdade religiosa e à valorização dos territórios e da ancestralidade.
Entre as pautas destacadas estão o fim da escala 6x1 e a defesa de maior dignidade para os trabalhadores; o enfrentamento à violência contra a mulher e a defesa de direitos; a reforma agrária e a demarcação das terras indígenas; o combate ao extermínio da juventude negra; além da defesa do meio ambiente junto aos povos e comunidades tradicionais.
O QUE SERÁ VOTADO NO PRIMEIRO TURNO
No dia 4 de outubro, o eleitor baiano terá seis escolhas na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República.
As eleições para deputado federal, deputado estadual e senador são decididas em turno único. Já as disputas para presidente e governador podem ter segundo turno, marcado para 25 de outubro. A segunda etapa será realizada caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.
IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS CANDIDATOS
Com 21 candidatos ligados a Ilhéus concorrendo às vagas de deputado, o eleitor terá diferentes opções nas disputas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa.
Antes de votar, é importante pesquisar quem são os candidatos, conhecer suas propostas, trajetória política e situação eleitoral. Também é possível verificar informações oficiais sobre as candidaturas, partidos, bens declarados, arrecadação e gastos de campanha.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o DivulgaCandContas, sistema que reúne informações oficiais sobre as candidaturas e as prestações de contas eleitorais.
A consulta permite ao eleitor conferir os dados apresentados pelos próprios candidatos e acompanhar a situação de cada candidatura antes de fazer suas escolhas.
Para esclarecer dúvidas sobre as Eleições 2026, regras de votação, candidatos e demais informações da Justiça Eleitoral, o eleitor deve utilizar os canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Deixe seu comentário para SOBE PARA 21 O NÚMERO DE CANDIDATOS A DEPUTADO LIGADOS A ILHÉUS; MÃE BERNADETE DE OXÓSSI ESTÁ NA DISPUTA