SUTRAM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES COM FROTAS DE LOCADORAS EM ILHÉUS
Problema dominou debates no programa O Tabuleiro, com envio de imagens, queixas de moradores e ofício de comerciantes
A Prefeitura de Ilhéus informou, por meio da Autarquia de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SUTRAM), que equipes de fiscalização estão atuando de forma ostensiva após uma série de denúncias envolvendo empresas de locação de veículos que estariam ocupando vias públicas de maneira irregular.
O tema foi pauta durante toda a semana no programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, desde que ouvintes passaram a enviar imagens mostrando caminhões cegonhas descarregando entre 50 e 100 veículos em locais públicos, prática que, segundo relatos, se repete a cada dois ou três dias há pelo menos 20 dias. O assunto começou na última segunda-feira (08), quando moradores da Sapetinga enviaram registros mostrando carros da Movida estacionados em vias do bairro, motivando debates sobre o uso indevido do espaço urbano pelas locadoras.

Além das denúncias enviadas pela população, comerciantes instalados no complexo Nodeck, às margens da BA-001, também procuraram o programa e formalizaram queixas à SUTRAM. Em ofício datado de 10 de dezembro de 2025, responsáveis pelos estabelecimentos Restaurante Sabor da Terra, Eight Store, Conveniência Nodeck e Daniel San Temakeria relataram que veículos da Localiza estariam ocupando vagas destinadas ao público, transformando o estacionamento do complexo em um “pátio operacional”.
Segundo o documento, a ocupação irregular tem gerado uma série de prejuízos aos comerciantes, como falta de vagas para clientes, desistência de atendimentos, queda no movimento e conflitos operacionais. No ofício, eles solicitam três medidas imediatas: fiscalização presencial, ações para restabelecer o uso correto do estacionamento e orientação formal à locadora para que cesse a prática. Os empreendedores ainda se colocam à disposição para apresentar fotos e vídeos que comprovam o problema.
A SUTRAM informou que já havia realizado, há cerca de um mês, uma reunião com representantes das locadoras Localiza, Movida e Unidas, orientando sobre a necessidade de utilização de espaços privados e dando prazo de 15 dias para adequação. Como as irregularidades persistiram, a fiscalização foi intensificada. As equipes já atuam na Rua B, no Jardim Atlântico, e os veículos que ocupavam áreas da Sapetinga e adjacências foram retirados.
As empresas também começaram a providenciar locais privados para acomodar suas frotas. A Localiza alugou um terreno e finaliza serviços de terraplanagem; a Unidas alugou dois galpões de grande porte; e as demais seguem no mesmo processo.
A Prefeitura de Ilhéus afirmou que o objetivo das ações é impedir a ocupação de espaços públicos e garantir a organização urbana.
Deixe seu comentário para SUTRAM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES COM FROTAS DE LOCADORAS EM ILHÉUS