Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

SUTRAM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES COM FROTAS DE LOCADORAS EM ILHÉUS

SUTRAM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES COM FROTAS DE LOCADORAS EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 12/12/2025 13h35

Problema dominou debates no programa O Tabuleiro, com envio de imagens, queixas de moradores e ofício de comerciantes

A Prefeitura de Ilhéus informou, por meio da Autarquia de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SUTRAM), que equipes de fiscalização estão atuando de forma ostensiva após uma série de denúncias envolvendo empresas de locação de veículos que estariam ocupando vias públicas de maneira irregular.

O tema foi pauta durante toda a semana no programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, desde que ouvintes passaram a enviar imagens mostrando caminhões cegonhas descarregando entre 50 e 100 veículos em locais públicos, prática que, segundo relatos, se repete a cada dois ou três dias há pelo menos 20 dias. O assunto começou na última segunda-feira (08), quando moradores da Sapetinga enviaram registros mostrando carros da Movida estacionados em vias do bairro, motivando debates sobre o uso indevido do espaço urbano pelas locadoras.

SUTRAM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES COM FROTAS DE LOCADORAS EM ILHÉUS

Além das denúncias enviadas pela população, comerciantes instalados no complexo Nodeck, às margens da BA-001, também procuraram o programa e formalizaram queixas à SUTRAM. Em ofício datado de 10 de dezembro de 2025, responsáveis pelos estabelecimentos Restaurante Sabor da Terra, Eight Store, Conveniência Nodeck e Daniel San Temakeria relataram que veículos da Localiza estariam ocupando vagas destinadas ao público, transformando o estacionamento do complexo em um “pátio operacional”.

Segundo o documento, a ocupação irregular tem gerado uma série de prejuízos aos comerciantes, como falta de vagas para clientes, desistência de atendimentos, queda no movimento e conflitos operacionais. No ofício, eles solicitam três medidas imediatas: fiscalização presencial, ações para restabelecer o uso correto do estacionamento e orientação formal à locadora para que cesse a prática. Os empreendedores ainda se colocam à disposição para apresentar fotos e vídeos que comprovam o problema.

A SUTRAM informou que já havia realizado, há cerca de um mês, uma reunião com representantes das locadoras Localiza, Movida e Unidas, orientando sobre a necessidade de utilização de espaços privados e dando prazo de 15 dias para adequação. Como as irregularidades persistiram, a fiscalização foi intensificada. As equipes já atuam na Rua B, no Jardim Atlântico, e os veículos que ocupavam áreas da Sapetinga e adjacências foram retirados.

As empresas também começaram a providenciar locais privados para acomodar suas frotas. A Localiza alugou um terreno e finaliza serviços de terraplanagem; a Unidas alugou dois galpões de grande porte; e as demais seguem no mesmo processo.

A Prefeitura de Ilhéus afirmou que o objetivo das ações é impedir a ocupação de espaços públicos e garantir a organização urbana.

 

Deixe seu comentário para SUTRAM INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO APÓS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES COM FROTAS DE LOCADORAS EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!