TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO EM ILHÉUS COBRAM DA SECRETÁRIA EVANI PAGAMENTOS DO FUNDEF
Pasta ainda não apresentou um cronograma oficial para os repasses restantes
Durante o programa "O Tabuleiro" desta terça-feira (7), um ouvinte questionou sobre o pagamento da segunda e terceira parcelas dos precatórios do Fundef, gerando debate sobre a necessidade de maior transparência e diálogo entre a nova secretária de Educação, Evani Cavalcante, e a população. Sob a gestão do prefeito Valderico Júnior, a secretaria ainda não apresentou um cronograma oficial para os repasses restantes, deixando os professores em dúvida sobre quando serão cumpridos os pagamentos.
O comunicador Vila Nova chamou atenção para a importância de um canal direto de comunicação entre a gestão municipal e os beneficiários, que aguardam esclarecimentos sobre os valores devidos.
A primeira parcela dos precatórios foi paga em 2024, após intensas cobranças da categoria e discussões no próprio programa.
Os precatórios do Fundef referem-se a valores devidos pela União aos estados e municípios, decorrentes de repasses insuficientes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério entre 1998 e 2006. Em Ilhéus, a primeira parcela foi paga em 2024, após negociações entre a prefeitura, sindicatos e associações representativas dos professores.
Em outubro de 2024, foi realizada a primeira etapa do pagamento do precatório do Fundef. O valor repassado foi de R$51 milhões, destinado a cerca de 1576 trabalhadores da educação.
Resposta de RAIMUNDO MONTEIRO RAMOS
Vamos começar a se bobilizar as decorações. Se ficar parado não dá.
★ ★ ★ ★ ★ Em 09-01-2025 às 09-27h 5Resposta de ALEXSANDRE
A maioria maciça dos professores são de esquerda e inclusive o sindicato que os representam, então agora ficam aí cobrando o atual prefeito sobre um precatório que a anos não receberam, e o mesmo recebeu uma prefeitura sem nenhum caixa, inclusive com salários dos seus servidores atrasados, então muita calma nessa hora.
★ ★ ★ Em 09-01-2025 às 09-17h 3Resposta de Ildenir
Realmente a afirmação da colega é coerente. Eu quero saber quando iremos receber o pagamento do PDV porque o Gestor anterior para coroar sua Gestão de desmandos saiu sem efetuar o pagamento. Como todos temos pagamentos para pagarmos e os juros e correções monetárias não fazem leitura que o Gestor deixou de pagar e que outro Gestor assumiu e ainda não pagou e/ ou definiu um prazo. A dívida é da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Nós aposentados merecemos receber o que é de direito.
★ ★ ★ ★ ★ Em 08-01-2025 às 23-50h 5Resposta de Rodrigo alves
As escolas municipais de Ilhéus estão sem secretários escolares, a nova gestão municipal retirou a nomeação dos secretários antigos e até agora não renomeou novamente, então quando uma mãe for em uma escola e não conseguir histórico ou atestado, já sebe o motivo.
★ ★ ★ ★ ★ Em 08-01-2025 às 13-16h 5Resposta de Milton Galvão
Toma calote em duas gestões, e o moço quê não tem 20 dias de governo, é cobrado ( insensatez)
★ ★ ★ ★ ★ Em 08-01-2025 às 00-10h 5Resposta de SILVANA
A segunda e terceira parcelas não depende da Secretária de Educação ou do prefeito. Depende do Processo Judicial que está parado na Justiça Federal em Brasília. Porque o Juiz paralisou. É preciso ter as informações certas para não cobrar indevidamente de quem não deve.
★ ★ ★ ★ ★ Em 07-01-2025 às 15-20h 5