Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

TSE PRODUZ EM FÁBRICA EM ILHÉUS MAIS DE 200 MIL URNAS ELETRÔNICAS

TSE PRODUZ EM FÁBRICA EM ILHÉUS MAIS DE 200 MIL URNAS ELETRÔNICAS
Por: Stefhany Alencar
Dia 01/07/2022 07h14
★ ★ ★ ★ ★
1

Os novos aparelhos vão substituir antigas urnas e garantir mais agilidade e segurança ao processo eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral está produzindo mais de 200 mil novas urnas eletrônicas em uma fábrica de Ilhéus, na Bahia.Todo processo de montagem é acompanhando por meio de um sistema que gera um código de barra de cada peça instalada nas urnas eletrônicas.

“Nós exigimos vários passos de segurança aqui na fábrica. Um deles é esse ambiente seguro aqui, onde as placas-mães da urna são geradas. E aqui começa todo processo de segurança de gravação da parte criptográfica da urna”, explica o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo.

Tudo é feito dentro de uma fábrica de Ilhéus, no sul da Bahia. Equipes do Tribunal Superior Eleitoral acompanham cada passo e também fiscalizam os lotes.“Nenhuma urna é liberada para expedição, consequentemente para as regionais, se não tiver um profissional do TSE presente na auditoria”, afirma o auditor do TSE Ivanildo Pereira.

São 225 mil novos aparelhos que vão substituir antigas urnas e garantir mais agilidade e segurança ao processo eleitoral. Além do TSE, a montagem vem sendo acompanhada também por especialistas da Universidade de São Paulo, que devem auxiliar em projetos futuros de inovação dos equipamentos.

O que a gente vê é que a urna sempre tenta evoluir de diversas formas. Nos próprios testes públicos de segurança, a ideia é tentar achar alguma eventual falha que possa até ser corrigida antes até da eleição”, afirma o vice-coordenador do projeto Eleições do Futuro da USP, Marcos Simpliste.
 
Depois da montagem, as urnas são embaladas e levadas para polos-base de todo país. Nesta quinta-feira (30), um novo carregamento com mais 1,3 mil equipamentos chegou a Salvador. Na entrega, uma nova auditoria é feita.
Depois que as urnas chegam e passam pela contagem, elas vão para a área de certificação e autenticação. É um dos momentos mais importantes, porque além de confirmar que o equipamento não apresenta problemas, garante também a segurança das urnas. É um certificado de elas só funcionam com a tecnologia da Justiça Eleitoral.
“Antes que qualquer coisa seja executada, ela verifica se é autêntica da Justiça Eleitoral. Somente aquilo que é autêntico da Justiça Eleitoral pode ser executado na urna eletrônica”, diz Rafael Azevedo.
 

 

Deixe seu comentário para TSE PRODUZ EM FÁBRICA EM ILHÉUS MAIS DE 200 MIL URNAS ELETRÔNICAS

Resposta de Thasley

"E se fabricarem 200mil e 600mil aparte como saberemos quais urnas vão ser distribuídas na Bahia toda ou no nordeste todo e quais urnas serão as corretas ninguém sabe pois urnas em Ilhéus e de desconfiar"Palavras de um amigo meu.

★ ★ ★ ★ ★ Em 04-07-2022 às 08-57h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!