Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

VOLUNTÁRIOS DESENVOLVEM PROTÓTIPO DE RESPIRADOR

VOLUNTÁRIOS DESENVOLVEM PROTÓTIPO DE RESPIRADOR
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 21/07/2020 14h16

O respirador pulmonar que já passou por testes em laboratório aguarda, então, ser testado pelas fábricas que tiverem interesse em produzir o equipamento em larga escala

 

Um grupo de cinco pesquisadores voluntários desenvolveu um protótipo de respirador pulmonar mecânico, como alternativa aos equipamentos que auxiliam no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Intitulado como Respiral 2.0, tem a proposta de oferecer o serviço com baixo custo.

O engenheiro de computação e 1º sargento do Exército Brasileiro, Rodrigo Costa integra o projeto e afirma que grupo quer doar os equipamentos para fábricas de produtos hospitalares e para as Forças Armadas como suporte em unidades de saúde públicas e militares.

Com isso, o respirador possui sensores de fluxo de ar, pressão e volume, através de um display touch que possibilita ao profissional de saúde configurar parâmetros segundo as necessidades.

"A ideia é termos um respirador de baixo custo e com uma tecnologia brasileira. O valor de insumos do protótipo foi R$ 6.500. O protótipo vai ser doado. Nós, como equipe, nos sentimos muito felizes em poder utilizar os conhecimentos que adquirimos nas universidades que estudamos para poder desenvolver algo assim", salientou Rodrigo Costa.

Um respirador convencional custa R$ 60 mil. "Ficamos com uma taxa de ocupação na casa de 90%, não chegou ao colapso. Mas se caso tivesse chegado, esse tipo de respirador já estaria sendo usado em larga escala para salvar vidas. Esse protótipo é mais similar aos respiradores comumente encontrado no mercado internacional, que o acionamento acontece por meio de ar comprimido", ponderou o pesquisador Rodrigo.

Dessa forma, o respirador pulmonar que já passou por testes em laboratório aguarda, então, ser testado pelas fábricas que tiverem interesse em produzir o equipamento em larga escala.

"Temos interesses que as fábricas doem ou vendam por um valor mais acessível. Que a nossa população tenha condições de não perder sua vida por falta de respirador", finalizou o pesquisador.

Deixe seu comentário para VOLUNTÁRIOS DESENVOLVEM PROTÓTIPO DE RESPIRADOR

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!