Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

PARADIGMA

Das milhares de palavras que existem na língua portuguesa, tem uma, em especial, que eu considero a mais bonita. Não sei se é por sua sonoridade ou, quiçá, pelo seu significado. O fato é que esta paroxítona é um verbete fascinante. Estou falando da palavra PARADIGMA.
O paradigma é um conceito científico e, ao mesmo tempo, epistemológico, que se apresenta como algo típico a ser seguido. Por exemplo, eis uma máxima que eu sempre digo: “Quem tem conhecimento, tem poder”. Portanto, o paradigma do século é ter conhecimento. Quem tem conhecimento consegue abrir portas e pular etapas. Não me refiro aqui ao conhecimento puro e simples, mas tudo que ele traz nos seus mais variados campos de atuação. Conhecimento está ligado às suas relações, ao seu comportamento, às suas atitudes. Ele está presente no seu modo de vestir, no seu modo de comportamento em sociedade, na sua relação com o trabalho, no seu cotidiano.
Paradigma é também uma questão de atitude e de pensamento. Geralmente você segue um modelo, um padrão de comportamento ou de referência. Quando, por algum motivo, você resolve mudar, saindo daquele modelo em que você se encontra, ocorre uma mudança de paradigma. E nem sempre, a mudança, segue regras ou alinhamentos que a sociedade lhe impõe.
É claro que uma mudança de paradigma não se resume somente a uma mudança radical de atitude, como mudar a cor do cabelo, por exemplo. Ele vai muito mais além. A mudança de paradigma atinge conceitos e práticas, fazendo com que você abra caminhos para novos olhares, para a chegada de novas formas de ver, sentir e pensar.
A ciência vive o tempo inteiro criando paradigmas, seguido de tempos em tempos pela medicina, pela psicologia, pela filosofia. “Um novo paradigma se forma quando a comunidade científica renuncia simultaneamente à maioria dos livros e artigos que corporificam o antigo, deixando de considerá-los como objeto adequado ao escrutínio científico”. O paradigma pode limitar suas ações, mas pode fazer também com que você alcance novos voos. A crença em Cristo e nos seus mandamentos são exemplos claros de paradigmas. O modo como vive uma comunidade tradicional é também um exemplo de paradigma. Mas afinal, o que é um paradigma?
Paradigma na web “é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas”.
O marketing também é uma área que se utiliza muito de paradigmas. Basta observar as propagandas de automóveis, de celular, de bebidas e de alimentos. Às vezes eles estão nas entrelinhas, às vezes são bem explícitas. Ou você nunca se emocionou com aquela família linda, reunida em torno de uma mesa, comendo aquele peru que acabou de sair do forno?

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 26/03/2021 06h34

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!