Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

PAZ DE ESPÍRITO

Ter dinheiro é bom. Ter amigos, é muito bom. Estar em dia com suas obrigações, é excelente. Porém, melhor que tudo isso é ter paz de espírito. Existe coisa melhor que você dormir tranquilo, sem nenhuma preocupação e acordar melhor ainda? A paz de espírito deixa sua alma leve, seu corpo saudável, seu coração feliz. “Paz de espírito é quando faz silêncio dentro da gente” (Math). É quando a gente descobre que o silêncio, quase sempre, é a melhor arma em algumas situações. Mesmo que ele incomode.

Por incrível que possa parecer, o silêncio incomoda muito mais que o barulho, sobretudo àquelas pessoas que só sabem resolver as coisas na base do barulho, da guerra, da luta, da ofensa. E dizem coisas do tipo: “Sabichão”, “esperto”, “idiota”. Mal sabem elas que a vida lhes trará a resposta. Afinal, aquilo que você semear, pode ter certeza absoluta, que você colherá. É bíblico. E durante toda a minha existência nunca vi provérbio mais verdadeiro. As coisas só cooperam para aqueles que praticam o bem. E mesmo que você veja a prosperidade do mal, seu fim chegará.

Certa vez, li um pensamento chinês que dizia: “As águas caudalosas do rio, cantam em louvor a própria força. As nuvens que a formaram, vão em silêncio no céu”. Quem escolhe o silêncio, escolhe a paz. O silêncio, como afirma meu amigo Odilon Neto, que ganhou um concurso de poesia a muito tempo com o título “Silêncio”: “O silêncio é um grito vestido de paz!”. Então, meu caro ouvinte, meu caro leitor, pratique o silêncio. Ficar em silêncio não é sinônimo de covardia, de fraqueza, de renúncia ou até mesmo de aceitação. Não acredite na frase “quem cala, consente”, já que é melhor fechar a boca que suscitar a ira. E você sabe que tudo que você falar poderá ser usado contra você.

O silêncio serve para a meditação, para falar com Deus. Portanto, antes de responder sem pensar, é melhor silenciar. O silêncio é benéfico, tira a tensão, aumenta a criatividade e permite a autorreflexão.

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 02/10/2020 08h20

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!