Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

TUDO PASSA

Um dia um amigo muito especial me entregou dois envelopes. Um verde e outro branco. E depois me disse: “No dia em que você estiver feliz, muito feliz, com todas as suas contas em dia, casamento sem problemas, filhos encaminhados, dinheiro para viajar quando for preciso, pegue este envelope branco e leia o que está escrito dentro”. Eu respondi: “Tudo bem. Farei isso”. E ele continuou:

- “Mas, no dia em que as coisas saírem do controle, a economia mudar, sermos atingidos por uma grande pandemia, sua mulher lhe abandonar ou simplesmente pedir o divórcio, seu filho se meter numa burrada e tudo que você um dia construiu ir por ladeira abaixo, abra então o envelope verde e leia o que está escrito”. E eu, prontamente disse:

- “Espero nunca poder ter que abrir este envelope verde. Pois sempre tomarei as decisões corretas”. E ele disse: “Amém!” O tempo passou e a vida fez com que tomássemos rumos diferentes. Ficamos distantes.

Eu sempre consegui me ajeitar na vida, sempre tomei as decisões que deveriam ser tomadas. Então, prosperei como nunca! Fiquei rico. E então me lembrei dos envelopes e acabei abrindo o envelope branco só por curiosidade e nele estava escrito: “Tudo passa”. Ri naquele momento, pois jamais acreditei que um dia pudesse perder tudo que eu um dia conquistei.

No entanto, há coisas nesta vida que não estão sob nosso controle. Como a economia de um país, por exemplo; como a chegada de uma pandemia como esta, como os acidentes que não avisam, como as coisas que a gente pensa que estão no caminho certo, por um motivo ou por outro, acabando tomando outra direção. Foi assim que acabei se divorciando da minha mulher, perdi todos os meus investimentos, meu filho se meteu numa grande enrascada e eu me vi diante de um caminho sem volta. Eu queria morrer. Cheguei a subir no parapeito de um prédio pensando em me jogar lá embaixo. Quando me preparava para tirar a minha vida lembrei do outro envelope que ainda não havia aberto. Corri para casa, procurei em todas as gavetas, revirei o quarto de cima a baixo até conseguir encontra-lo. Não se tratava mais de curiosidade, mas, de uma necessidade de saber o que meu amigo havia escrito para mim se um dia eu vivesse aquela situação que estava vivendo. Quando abri, nele estava escrito: “Tudo passa”.

Lembre-se: Tudo passa! Dias bons, dias ruins, vão passar. Eu resolvi recontar esta história hoje por você que está aí, em isolamento, pensando em tudo isso que estamos vivendo. Não se desespere. Agradeça por está vivendo isso. Esta tribulação vai te ensinar a produzir a paciência que você precisa. E a paciência, como bem escreveu Paulo aos romanos, produz “a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Romanos 5:3-5).

Tudo passa. Tudo sempre passará.

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 17/04/2020 08h09

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!