PREFEITURA E CICON FIRMAM PARCERIA PARA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO

Praça Barão do Rio Branco - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 18.07.14

A Prefeitura de Ilhéus está concluindo o levantamento das espécies de paisagismo existentes na Praça Barão do Rio Branco, localizada no bairro Cidade Nova, para liberar as obras de revitalização que serão realizadas pela Construtora Cicon no local nos próximos 60 dias.

A empresa assinou termo de adesão ao Programa de Adoção de Praças, autorizado pelo prefeito Jabes Ribeiro durante as comemorações dos 480 anos de fundação da cidade e 133 anos de emancipação político-administrativa transcorrido em 28 de junho.

Segundo a gerente de Uso e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Fabíola Secchin, o levantamento deve identificar as espécies paisagísticas que poderão ser mantidas na praça e as que são inadequadas àquele tipo de equipamento. “Também estamos listando as medidas que devem ser adotadas pela Cicon para a preservação dos jambeiros existentes na praça, e ainda o cumprimento das especificações do projeto”, ressalta.

A gerente informa que o projeto de revitalização da Praça Barão do Rio Branco inclui a instalação de rampas e piso tátil para aumentar as condições de acessibilidade e a construção de parque infantil. Também estará a cargo da Cicon a troca e melhoria da iluminação da praça e a troca do abrigo do ponto de ônibus.

O Termo de Ajustamento de Conduta nº 001/2014 celebrado entre o Município de Ilhéus e a Cicon é regulamentado pela Lei nº 3.303, de 22 de junho de 2007.

DUNGA VOLTA A TREINAR A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

Dunga está realmente de volta. Nesta terça-feira, a CBF oficializou o que já era informado por uma série de veículos de comunicação desde a última semana.

Treinador da Seleção Brasileira entre 2006 e 2010, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, retorna ao cargo de maneira surpreendente para o próximo ciclo.

Ele foi apresentado por José Maria Marin, presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, seu vice e sucessor eleito, e ainda Gilmar Rinaldi, coordenador geral de seleções.

Anunciado na quinta-feira passada, Gilmar foi o responsável direto pela escolha do novo treinador. Companheiros na Seleção que venceu a Copa de 94, Dunga e ele, dois gaúchos, têm amizade há décadas.

Foi o dirigente recentemente contratado pela CBF que resolveu dar uma nova oportunidade ao técnico que acabou dispensado após o Mundial da África do Sul.

Dunga terá calendário cheio pela frente. Além da disputa das Eliminatórias a partir de 2015, o Brasil irá enfrentar duas edições da Copa América – no Chile, também em 2015, e nos Estados Unidos, em 2016, com seleções da Concacaf. Caso vença em território chileno, automaticamente jogará a Copa das Confederações de 2017, na Rússia.

A reestreia de Dunga pela Seleção Brasileira já tem data, local e adversários definidos. No próximo dia 5 de setembro, o Brasil pega a Colômbia em Miami, no Estádio Sunlife. O jogo seguinte é diante do Equador, em 9 de setembro, no Estádio MetLife, em Nova Jersey. Ambos os compromissos ocorrem às 22h (de Brasília).

AEROPORTO DE VALENÇA VAI RECEBER VOO COMERCIAL DE CAMPINAS

O Aeroporto de Valença, município situado no baixo sul da Bahia, já foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a receber voo da empresa Azul, a partir do dia 30 de agosto, com partida do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.

Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o pouso está previsto para as 16h05 e a decolagem rumo a Campinas às 16h35. O primeiro voo da companhia a aterrissar no município vai ser numa aeronave ATR 72-600 com capacidade para aproximadamente 70 pessoas. 

A MPE, concessionária que administra o Aeroporto de Valença, está requalificando o terminal, que tem movimento estimado em cinco mil passageiros por ano. A cidade de Valença fica na Costa do Dendê, onde se encontram atrativos turísticos como Morro de São Paulo, Boipeba, Praia Grande e Guaibim.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a região recebe 660 mil turistas por ano, dos quais aproximadamente 20% são estrangeiros.

SELEÇÃO DE ILHÉUS DISPUTA NOVO AMISTOSO DO INTERMUNICIPAL 2014 PRÓXIMO SÁBADO

A Seleção de Ilhéus continua se preparando para disputar o Campeonato Intermunicipal de 2014, evento que deve ocorrer neste semestre, tendo duração de seis meses, reunindo 102 equipes.

No seu segundo amistoso preparatório, ocorrido no último domingo, dia 20, o time foi derrotado em Itapetinga pelo selecionado local por 2 a 1.

Segundo o presidente da Liga Ilheense de Futebol, Wilson Salviano, Ilhéus fará um terceiro amistoso neste sábado, dia 26, a partir das 15 horas, no Estádio Mário Pessoa, dessa vez contra a Seleção de Itajuípe, campeã do Campeonato Intermunicipal de 2013. Apesar da derrota em Itapetinga, Wilson Salviano destaca a preparação que a Seleção de Ilhéus vem realizando até o momento.

BANCOS TERÃO PRAZO DE UMA HORA PARA DEVOLUÇÃO DE TED

O Banco Central (BC) divulgou ontem (21) circular estabelecendo prazo de uma hora para devolução da Transferência Eletrônica Disponível (TED), quando houver erro nas informações do destinatário ou inadequação de finalidade. O prazo começa a contar após o recebimento pelo banco de destino.

Para que os bancos tenham um período de ajustar dos seus sistemas, a medida passa a valer em maio de 2015. De acordo com nota do BC, a regulamentação anterior determinava apenas que a devolução devia ser feita “tempestivamente”, o que dava margem a diferentes interpretações pelos bancos e gerava reclamações dos clientes.

A circular trouxe ainda uma alteração que, segundo o BC, direciona-se principalmente a instituições financeiras e pessoas jurídicas. A partir de agora, instituições já autorizadas a trabalhar com transferências de recursos, como corretoras e financeiras, podem recorrer à TED sem solicitar autorização do órgão. Essa alteração entra em vigor imediatamente, e, segundo o BC, retira restrições a negócios e investimentos, diminuindo a burocracia.

CHUVA MODERADA A FORTE NO LITORAL DA BAHIA E DO RIO GRANDE DO NORTE

O alerta é da agência Climatempo. Áreas de instabilidade que estão espalhadas pela costa leste do Nordeste espalham nuvens carregadas pelo litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte.

Ao longo de toda a terça-feira (22) há risco de chuva moderada a forte e volumosa, inclusive nas capitais Salvador e Natal. Não se pode descartar a ocorrência de vento forte e a formação de alagamentos pontuais.

Segundo a previsão da agência, em Ilhéus poderá chover até 4mm, com temperatura mínima de 19ºC. O principal período de chuva será à noite.

JUÍZES TENTAM CONTORNAR DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DA LEI DA PALMADA

Juízes de Varas da Infância e Juventude de todo o Brasil estão em busca de mecanismos para fazer valer a Lei Menino Bernardo, mais conhecida como Lei da Palmada.

A regra foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em junho.

A lei proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis ou degradantes na educação de crianças e adolescentes.

Embora tenha provocado ampla repercussão, a lei é vaga em esclarecer quais tipos de práticas se enquadrariam dentro do critério de castigo físico.

Especialistas consideram que a aprovação da norma tem mais efeito pedagógico do que prático, já que em muitos aspectos as regras já existentes são mais claras no que se refere à punição de infratores.

Associações de magistrados apontam a necessidade de pressionar o poder público a instituir políticas públicas específicas para famílias em situações de violência, assim como para pais que tenham histórico de violência contra os filhos.

Na outra frente, os juízes acreditam que a melhor saída ainda é recorrer ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para dar mais efetividade à nova legislação. (iG)

EMENDAS DE BEBETO SERÃO DISCUTIDAS COM A POPULAÇÃO DE BARRO PRETO

Bebeto

O compromisso de debater as emendas parlamentares com a população de Barro Preto foi firmado pelo candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB), da coligação Um novo caminho para a Bahia.

Ele esteve no município na sexta-feira, onde foi recebido em grande ato na Praça Osório, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nas duas primeiras semanas de campanha, Bebeto tem deixado claro sua intenção de retirar da diversidade de opiniões da sociedade as suas propostas para um mandato parlamentar.

Esse debate começa agora e terá prosseguimento durante o possível mandato. Em Barro Preto, melhorias no Bairro do Bonfimzão e a ligação com a BR-101 foram as reivindicações mais citadas pelas lideranças.

No município, Bebeto foi recebido por um amplo leque de apoiadores, como a prefeita Jaqueline, a vice Izabela Costa; sete dos nove vereadores do município E dois ex-prefeitos.

“Aqui as pessoas estão pedindo para que chegue logo o dia 5 de outubro para poder votar em Bebeto”, afirmou o ex-prefeito Sérgio Costa.

PREFEITO DISCUTE COM MINISTRO IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE

Audiência com o prefeito de Ilhéus - BA - Foto divulgação (1)

Em audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o prefeito Jabes Ribeiro  discutiu sobre a implementação, em Ilhéus, de programas vinculados às Redes Temáticas de Atenção, como o Cegonha que tem um projeto destinado à Maternidade Santa Helena,  a Rede de Atenção às Urgências, Projeto de Traumato Ortopedia de Média Complexidade, realizado pelo município e  já aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), dentre outros.

O encontro ocorreu na última sexta-feira, dia 18, em Brasília, e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, e da técnica Fernanda Ludgero.

Segundo o prefeito, a atração de programas federais para o município faz parte da proposta de revitalização na área da saúde, buscando a modernização e a adequação de Ilhéus aos progressos nacionais, obtidos no setor.

Durante a reunião, informa o secretário de saúde, o ministro garantiu que atenderá ao pleito do município de Ilhéus.

PROGRAMA PREVENTIVO REALIZA TESTES DE HIV NA CENTRAL DO MALHADO

Comerciantes da Central de Abastecimeto do Malhado são beneficiados pelo programa de combate à prostituição e à  proliferação de doenças sexuais – Foto Godelzo Silva (Secom- Ilhéus)

Na manhã desta segunda-feira, dia 21, os trabalhadores da Central de Abastecimento do Malhado, zona norte de Ilhéus, participaram, no local, da segunda etapa do Programa de Combate à Prostituição e à Proliferação de Doenças Sexuais.

Foram realizados 30 testes rápidos para diagnosticar portadores do vírus HIV, transmissor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

A ação é desenvolvida pela parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de DSTs/AIDS, de Indústria e Comércio (Sedic), através da Direção da Central, e de Desenvolvimento Social (SDS).

O teste é simples e rápido. O cidadão só precisa fornecer uma gota de sangue, e, em 15 minutos, saberá se é portador ou não do vírus.

No caso do resultado positivo, o paciente será encaminhado ao Programa Nacional de DST/AIDS, que doará todos os medicamentos necessários ao tratamento, inclusive o coquetel tríplice, e demais benefícios oferecidos.

:: LEIA MAIS »

TEATRO E DEBATES GRATUITOS DE TERÇA A SEXTA NA TENDA

Lendas da Lagoa Encantada - foto Karoline Vital (13)

A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), com aapoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) une espetáculos ao Improviso, Oxente!, para falar sobre “Mobilização Popular”. De terça a sexta-feira (22 a 25), haverá quatro peças e debates diferentes por noite, sempre a partir das 18h30min e com entrada franca.

A estreia será com Lendas da Lagoa Encantada, musical da Cia. Boi da Cara Preta, seguida das discussões sobre “Mobilização Socioambiental”. Os convidados são Rui Rocha, do Instituto Floresta Viva, e Jorge Chiapetti, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Segundo o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa, a nova edição do Improviso, Oxente! vem com a proposta de entender as manifestações populares que tomaram o país desde junho do ano passado.

“Queremos abordar as motivações, os vários modos de mobilização, o uso das redes sociais, a repressão, o vandalismo, além da reverberação em Ilhéus”, explicou. A UFSB ficará responsável pela coordenação pedagógica e emissão dos certificados de participação ao público.

Para falar sobre “Mobilização Cultural” na quarta-feira (23), estará em cartaz o musical Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta e, na sequência, os debatedores são o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pawlo Cidade, e o diretor de territorialização da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Sandro Magalhães. A mediação fica a cargo da professora decana do Centro de Formação em Comunicação e Artes da UFSB, Hebe Alves.

:: LEIA MAIS »

JAQUELINE CONQUISTA AMBULÂNCIA ZERO KM PRA BARRO PRETO

ambulancia (1)

Barro Preto no Sul da Bahia a 22 Km de Itabuna, recebeu no final da tarde desta sexta feira dia 18 de julho, mais um importante equipamento que irá auxiliar no avanço da saúde no Município, uma ambulância RENAULT, ano 2014/2015 zero Km, equipada com maca, poltrona para acompanhante, e balão de oxigênio com mascara.

A solicitação da ambulância foi feita pela Prefeita Jaqueline Motta no inicio do ano passado ao Governo do estado através da SESAB. No final da semana passada a Prefeita foi informada que o Deputado Estadual Zé Neto através de emenda Parlamentar viabilizou a solicitação.

A secretaria de Saúde do estado pediu o encaminhamento da documentação necessária do Município pra proceder a doação do equipamento, Jaqueline disse que este veículo chega em boa hora, pois encontrou no Município duas ambulâncias sucateadas uma rodando em péssimas condições e uma outra abandonada na garagem Municipal sem rodas e sem motor, a qual foi recuperada com recursos próprios ano passado e com o passar do tempo vinha apresentando problemas mecânicos constantemente.

A Secretaria de Saúde do Município Maria Luiza Duarte, disse que está na área de saúde há muitos anos e nunca presenciou em nenhum outro Governo tanta atenção com a saúde como o atual Governador Jaques Wagner tem, especialmente com os pequenos Municípios, os que mais precisam, feliz com a chegada da nova ambulância o Vereador Vilson brincou dizendo, ” agora dá até vontade ficar doente”.

Vereador José Vilson

Vereador José Vilson

INSTITUIÇÃO OFERECE CURSO GRATUITO DE FOTOJORNALISMO

Para os amantes da fotografia, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) está oferecendo o curso online gratuito de fotojornalismo.

A intenção é atingir pessoas que já tenham noções básicas de técnica de fotografia e focar no refinamento do olhar, por isso, as aulas não terá estilos convencionais. 

O curso é voltado para fotografia de ambiente em tempo real com ênfase em fotojornalismo. Os interessados recebem uma lista de leituras feitas pelos curadores do projeto e tem que cumprir as tarefas semanalmente.

Caso o aluno já tenha uma câmera profissional, o único custo com aulas são os livros que podem ser encontrados na Amazon a preços bem acessíveis dependendo dos criadores do curso. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

COMEÇA HOJE INSCRIÇÃO PARA O SISUTEC; BAHIA TEM 8 MIL VAGAS

Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no site do programa. Nesta edição, serão ofertadas 289.341 vagas em ensino técnico, todas gratuitas.

O programa oferece 8 mil vagas em 11 municípios da Bahia. Em Salvador, são 4.368 vagas em nove instituições de ensino. Os cursos com maior oferta de vagas são técnico em eletrônica (450), técnico em logística (420) e segurança do trabalho (400).

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais.

As áreas com maior oferta de vagas em todo o país são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

:: LEIA MAIS »

TRE NOTIFICA PARTIDOS POR DESCUMPRIR COTA FEMININA DE 30% NA BAHIA

Coligações e partidos políticos foram notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por não cumprir a lei que determina a cota mínima de 30% de mulheres candidatas.

Foram citadas diligências publicadas pelo Diário de Justiça do TRE quatro coligações, duas para deputado estadual e outras duas para deputado federal.

As agremiações têm até este domingo (20) para regularizar a situação. A coligação baiana para deputado federal que menos registrou candidatas foi a “Juntos Somos Fortes” (PT do B, PPS, PSDC, PTC, PV, PRP), com apenas 17,9% de mulheres (12 mulheres e 55 homens).

:: LEIA MAIS »

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia