festival chocolate cacau
abril 2015
S T Q Q S S D
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  


POLÍCIA MILITAR DA BAHIA COMEMORA 190 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA

Em comemoração aos 190 anos, a Polícia Militar da Bahia realiza nesta quarta-feira (22), às 18h, na Vila Policial Militar do Bonfim, uma solenidade cívico-militar com entrega de medalhas a civis e militares, e da espada, arma símbolo do oficialato, ao governador Rui Costa, comandante em Chefe da PMBA.

Será realizada homenagem ao patrono da Corporação o Alferes de Milícia Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, desfile da tropa e entregue as condecorações “Mérito Policial Militar” e “Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica” a militares e civis que prestaram relevantes serviços à Corporação.

NESTA TERÇA: PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO ILHEENSE DE CORRIDA RÚSTICA

A primeira etapa do Circuito Ilheense de Corrida Rústica terá o grid completo. Segundo a organização do evento, realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e da Diretoria de Esportes do Município, todas as 200 vagas disponíveis aos atletas interessados foram preenchidas até a última sexta-feira, 17.

Esta fase será realizada na Avenida Soares Lopes, nesta terça-feira, 21, feriado de Tiradentes.

O evento conta com o apoio da Sutran (Superintendência Municipal de Trânsito), Academia Vip e Polícia Militar.

A proposta é fortalecer o esporte amador de Ilhéus com vistas, também, à promoção da saúde e do bem estar.

Em local ainda a ser definido, a segunda etapa do Circuito Ilheense de Corrida Rústica será realizado no dia 28 de junho, quando Ilhéus completará 481 anos de fundação e 134 de elevação à categoria de cidade.

Etapa Tiradentes – Com largada prevista para às 9h (feminino) e 10h (masculino), das imediações da Praça Dom Eduardo, a prova terá percurso de 6,4 quilômetros (duas voltas completas da Praça até a Concha Acústica).

A programação da Etapa Tiradentes do Circuito Ilheense de Corrida Rústica 2015 prevê Aula de Zumba (dança latina), às 7h20min; Check In (recebimento das camisas com as numerações de competição, das 7h30min às 8h30min; Corrida Kids (com a participação de crianças e adolescentes de 9 a 12 anos das unidades ilheenses do Cras), às 8 horas; Corrida Rústica Feminina, 9 horas; e, por fim, Corrida Rústica Masculina, às 10 horas.

Além de um palco montado nas proximidades da Catedral de São Sebastião, a infraestrutura também contará com som, postos para distribuição de água e banheiros químicos.

Os competidores que melhor se colocarem no Circuito Ilheense de Corrida Rústica 2015 receberão prêmios em dinheiro: Masculino e feminino, 1º lugar, 300 reais; 2º, 200 reais; e 3º lugar, 100 reais.

REDA: DEPUTADO PROPÕE COTA PARA JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Com o objetivo de contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho, o deputado estadual, Alex Lima (PTN), propõe o Projeto de Lei 21.176/2015, que consiste em destinar 10% das vagas do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para jovens entre 18 e 24 anos.

“Essa é uma oportunidade para jovens que buscam a chance do primeiro emprego. Além disso, é um modo de garantir que eles saiam da escola em direção ao caminho profissional”, justificou o parlamentar.

De acordo com o PL, publicado no Diário Oficial do Estado, as vagas estarão disponíveis em qualquer órgão ou entidade no âmbito da Administração Estadual.

Os jovens devem estar concluindo o segundo grau e os concluintes devem portar certificado de conclusão do Ensino Médio em escolas públicas do estado. Contudo, o deputado explica que os interessados também serão submetidos a processo seletivo.

“Será uma cota destinada para os jovens, no entanto, assim como os demais candidatos, eles participarão de processo seletivo normalmente”, afirmou.

CÂMARA DE VEREADORES FARÁ SESSÃO PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL E DA SAÚDE EM ILHÉUS

Em requerimento de autoria do Presidente da Casa de Leis de Ilhéus, Tarcísio Paixão, aprovado pela Câmara Municipal no dia 14 de abril, foi solicitada sessão no legislativo ilheense para o dia 05 de maio, às 16 horas, nas dependências da própria Câmara Municipal, visando a discussão de questões que envolvem o Hospital Geral Luiz Viana Filho e a problemática da saúde no município de modo geral.

Para esta sessão foram convidados o Diretor do Hospital, Dr. Claudio Moura Costa; o Sr. Secretário de Saúde, Antonio Ocké; representantes do Conselho Municipal de Saúde; representantes do SindSaúde; representantes do CREMEB, imprensa e líderes comunitários.

Para solucionar o acolhimento do sistema público de saúde na cidade, o vereador Tarcísio Paixão, defende mais recursos para a saúde, supervisão dos recursos humanos e a modernização da gestão pública no setor.

Outros vereadores como Alisson Mendonça, Lukas Paiva e Dero Farias também acreditam que é fundamental essa discussão acerca da situação da saúde pelo Poder Legislativo.

ILHÉUS: MEIRA NÃO VAI FECHAR LOJAS

No último fim de semana, uma notícia reproduzida em alguns blogs da cidade afirma que a Rede Meira de Supermercados, em Ilhéus, fechará duas de suas lojas, tendo como consequência a demissão de 600 pessoas.

Procurada pelo O Tabuleiro para falar sobre o assunto, a diretoria da Rede Meira declarou que a informação é completamente falsa, e que não há nenhuma pretensão disso acontecer.

No último ano, a Rede Meira foi uma das empresas que realizaram um grande investimento na cidade, com a implantação do BiG Meira, um enorme estabelecimento de atacado e varejo, no Malhado.  Ao todo, a Rede possui dez lojas, entre Ilhéus e Itabuna.

Ainda de acordo com a diretoria da Rede Meira, provavelmente o boato surgiu após uma de suas lojas em Ilhéus ter sido realocada. Talvez a intenção seria a de sustentar a falsa notícia com base neste acontecimento.

DERMATOLOGISTA FALA SOBRE CUIDADOS COM A PELE

thais_sabackA dermatologista Thais Saback esteve no programa O Tabuleiro falando sobre os cuidados com a pele. Saback integra a equipe médica da Clínica AMO (clique).

No bate-papo com o comunicador Vila Nova, a dermatologista chamou a atenção principalmente para o uso do protetor solar, especialmente em nossa região, onde a incidência de luz solar é constante.  Neste caso, o risco do desenvolvimento do câncer de pele é maior. 

Abaixo, confira o bate-papo completo com a dermatologista:

CRECHE SERÁ CONSTRUÍDA NA AVENIDA ESPERANÇA

colegio_modelo
Uma creche será construída na Avenida Esperança, em Ilhéus. A informação foi confirmada pelo prefeito Jabes Ribeiro, durante entrevista ao comunicador Vila Nova, no programa O Tabuleiro.

A área escolhida pela prefeitura fica em frente ao Colégio Modelo, onde antigamente funcionava o Parque de Operações ao Município. No local, já é possível ver máquinas trabalhando.

COLO-COLO EMPATA COM O VITÓRIA DA CONQUISTA E ESTÁ FORA DA FINAL

colo_colobl

O Colo-Colo empatou em 1×1 a partida contra Vitória da Conquista, realizada neste domingo, dia 19, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

Com o placar, o tigre ilheense não se classificou para a final do Campeonato Baiano, já que deveria vencer a equipe do bode por três gols de diferença.

A final do Baianão será disputada entre o Vitória da Conquista e o Bahia, que venceu o Juazeirense, de virada, por 3 a 2.

Agora, o Colo-Colo disputa o terceiro lugar contra o Juareizense, no próximo sábado, no estádio Mário Pesssoa.

Se for o terceiro colocado, o tigre poderá escolher entre uma vaga na Copa Nordeste ou na Série D do Campeonato Brasileiro.

JABES LANÇARÁ OPERAÇÃO DE SERVIÇOS EM ILHÉUS

O prefeito Jabes Ribeiro lançará um mutirão de serviços na zona urbana da cidade de Ilhéus, no próximo dia 22 de abril, com intervenções importantes em diversos setores.

O ato de lançamento acontecerá no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, às 9 horas, com a participação de representantes da sociedade civil organizada, vereadores, autoridades, profissionais de imprensa e lideranças populares.

Em paralelo, o governo municipal fará também uma campanha de valorização da cidadania, a fim de promover uma nova postura dos cidadãos diante de problemas urbanos, como a coleta de lixo, varrição e a colocação de entulho em ruas centrais.

“Essa operação que vamos fazer nasceu justamente da grande preocupação que temos com o entulho deixado irregularmente em ruas da cidade. A Prefeitura não tem obrigação de retirar entulho das ruas. Mas vamos enfrentar esse problema com objetividade, criatividade e compromisso cidadão”, explica o prefeito.

COMBATE À DENGUE É INTENSIFICADO COM AUXÍLIO DE FUMACÊ EM ILHÉUS

A Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus tem realizado, de forma intensiva, o trabalho de combate à proliferação do mosquito aedes aegypit, transmissor do vírus da dengue, através de várias frentes de trabalho.

Além das ações rotineiras, como visitas às residências para verificação quanto a existência de focos do inseto e de conscientização dos moradores, estão em operação, em 18 bairros considerados prioritários, três carros fumacê e quatro equipes que trabalham com o bloqueio costal, de aplicação manual.

Segundo Rondinelle Santos, coordenador dos agentes de Endemias da Sesau, os bairros que mais apresentam maiores riscos de infestação pelo mosquito, com base em relatórios da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), são Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá, Nelson Costa, Centro, Conquista, Altos do Ceará, da Gamboa, Bela Vista (Pacheco) e da Tapera, Princesa Isabel, alto do Basílio, Avenida Esperança, Teotônio Vilela, Barra, São Miguel, Iguape e Banco da Vitória.

Nesses locais, o carro fumacê tem circulado a cada quatro dias, no período das 17 às 22 horas, como orienta a Sesab.

:: LEIA MAIS »

REPARTIÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS FUNCIONARÃO NORMALMENTE NOS DIAS 20, 22 E 24 DESTE MÊS

As repartições da Prefeitura de Ilhéus funcionarão normalmente nos dias 20 (segunda), 22 (quarta) e 24 (sexta-feira) deste mês.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, diferentemente de outros órgãos públicos, não haverá a decretação de pontos facultativos.

Para a próxima semana, o calendário prevê dois feriados: Tiradentes, dia 21 (terça-feira), e São Jorge, padroeiro de Ilhéus, dia 23 (quinta-feira).

VILA DO PARAFUSO, NA ZONA RURAL DE ILHÉUS, TERÁ ENERGIA ELÉTRICA

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o governo da Bahia, está implantando o serviço de energia elétrica na vila do Parafuso, distrito de Castelo Novo.

A coordenadoria de Ações Regionais do município iniciou a recuperação – colocação de cascalho nos pontos críticos – de 13 quilômetros de extensão da estrada vicinal para que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) possa transportar e instalar os postes de iluminação e transmissão.

O coordenador de Ações Regionais, José Victor Pessoa, informou que destes 13 quilômetros de extensão da malha viária, nove deles estavam em péssimo estado de conservação, enquanto outros quatro se encontravam em estado regular. No momento, o serviço de melhoria está em fase de conclusão.

Segundo José Victor Pessoa, antes de realizar a manutenção da estrada vicinal de vila do Parafuso, a prefeitura recuperou, com a colocação de cascalho, os trechos mais críticos das localidades rurais de Retiro, Tibina e Aderno, na mesma região.

BARRO PRETO COMPLETA 53 ANOS E PREFEITA AUTORIZA INÍCIO DE OBRAS

prefs2

Nesta sexta-feira, dia 17, o Município de Barro Preto completou 53 anos de emancipação política. Para comemorar a data, várias festividades foram realizadas ao longo do dia.

Logo pela manhã uma missa foi celebrada, contando com a participação da prefeita Jaqueline Motta e outros representantes do poder público local.

Diversos estandes foram montados pela cidade. Eles abrigavam expositores e contavam a história do município. Além disso, houveram desfiles e hasteamento de bandeiras, além da entrega de conclusão de serviços urbanos.

O ponto alto da comemoração ocorreu com assinatura da prefeita autorizando a construção de uma escola no bairro Bonfinzão, e uma quadra poliesportiva coberta.

Os dois projetos seguem modelos nacionais criados pelo Governo Federal.   A expectativa é que cerca de 600 estudantes sejam beneficiados com a construção da escola.

Já durante  a noite, a população e visitantes de Barro Preto foram contemplados com apresentações artísticas. O grande destaque dessa sexta-feira foi o cantor Márcio José.

Neste sábado, dia 18, o cantor Vanoly Cigano é a grande atração. No domingo, haverá um “Encontro de Paredões”, no Estádio Municipal.

MP RECOMENDA PROIBIÇÃO DE FESTA EM FERRYBOAT

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) enviou um documento ontem (quinta, 16) à Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba) recomendando que  não volte a permitir a realização de festas dentro de embarcações do sistema ferryboat.

A orientação, emitida pelo Gepam (Grupo de Atuação em Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa), aconteceu um dia após fotos postadas em redes sociais revelarem a realização de uma festa privada no mar, dentro do ferry Zumbi dos Palmares.

O evento, uma convenção da operadora de telefonia Vivo, foi promovido, segundo a assessoria da empresa, por uma agência especializada em eventos, contratada com essa finalidade. (A Tarde)

UFSB ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

A Universidade Federal do Sul da Bahia abre Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto a partir do dia 20 de abril.

Serão 10 vagas distribuídas entre os campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Feitas, nas áreas de Ciências e Tecnologias da Computação, Matemática e Língua Inglesa.

Poderão se inscrever candidatos de nível superior portadores de graduação e de pós-graduação (incluindo especialização) em qualquer área de conhecimento.

O regime de trabalho é de 40 horas semanais. A remuneração inicial pode chegar a R$ 5.143,41.

A seleção será dividida em duas etapas: a primeira etapa compreende uma Prova Escrita, aplicada no dia 03 de maio, em quatro cidades: Salvador, Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Os locais dessa prova serão divulgados no site da Universidade. Já a segunda etapa, a Prova Didática, será realizada no Campus Jorge Amado, em Itabuna, nos dias 9 e 10 de maio.

Os interessados deverão se inscrever no período de 20 a 24 de abril, através da página ufsb.edu.br/concurso-docentes, mediante preenchimento de formulário eletrônico.

Através do mesmo site, mais informações acerca do concurso estarão disponíveis. Para contatos, consultas, recursos e outras providências, o candidato deve utilizar o endereço eletrônico: concursos@ufsb.edu.br



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia