“O MUNICÍPIO PRECISA ESTRUTURAR MELHOR SUA ATENÇÃO BÁSICA”, DIZ PROMOTOR PEDRO NOGUEIRA COELHO

Promotor aponta falhas na cobertura da saúde básica em Ilhéus e alerta que hospitais acabam sobrecarregados com demandas que deveriam ser atendidas nos postos
Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira (1º), o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, responsável pela 3ª Promotoria da Comarca de Ilhéus, destacou a necessidade de fortalecimento da atenção básica em saúde no município.
O apresentador Vila Nova questionou sobre as queixas recorrentes de diretores de hospitais da região, como o Materno Infantil e o Costa do Cacau, que relatam superlotação em decorrência da falta de atendimento adequado na rede básica.
O promotor confirmou o problema. “O fato que você relata ocorre sem sombra de dúvida. O hospital que é de alta complexidade, como o Costa do Cacau, deveria focar exclusivamente no tratamento dessas demandas de maior complexidade. Muitas vezes, por uma deficiência da atenção básica, o hospital acaba tendo que absorver certa demanda, impactando o atendimento das questões para as quais ele estaria vocacionado”, explicou.
Segundo Pedro Nogueira Coelho, a principal obrigação do município é investir na estruturação da rede básica. “Um dos focos nossos em relação ao município é a cobrança do aumento da sua cobertura na questão básica. Esse é o principal dever do município: focar na sua função básica, qualificar, estruturar os postos de saúde, suas equipes de saúde, médicos e enfermeiros”, afirmou.
Ele reforçou que esse é um desafio não apenas de Ilhéus, mas de outros municípios, e que o fortalecimento da atenção básica é essencial para evitar a sobrecarga de hospitais. “Os municípios precisam sim, no caso de Ilhéus também, focar para estar sempre buscando o incremento dessa atenção básica”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “O MUNICÍPIO PRECISA ESTRUTURAR MELHOR SUA ATENÇÃO BÁSICA”, DIZ PROMOTOR PEDRO NOGUEIRA COELHO