“PRECISAMOS APRIMORAR ESSA BUSCA POR EVENTOS”, DIZ DIRETOR DO CENTRO DE CONVENÇÕES DE ILHÉUS
Necessidade de um agente especializado em captação de eventos é apontada como passo essencial para fortalecer o turismo e atrair grandes feiras para Ilhéus
A necessidade de um agente especializado e dedicado exclusivamente à captação de eventos para o Centro de Convenções de Ilhéus foi destaque no programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (22). O comunicador Vila Nova ressaltou que, com estrutura adequada e localização estratégica, o espaço tem potencial para sediar grandes feiras e congressos, fomentando o turismo e movimentando o comércio da cidade. “Tem uma imensidão de eventos pelo país que pode ser feita em Ilhéus, e o Centro de Convenções tem capacidade técnica de absorver”, destacou Vila Nova, ao questionar se existe, dentro da estrutura da Secretaria de Turismo do Estado ou do próprio Centro, alguém com a função de promover ativamente os espaços do equipamento pelo Brasil.
O diretor do Centro de Convenções, Roberto Soares, respondeu que esse trabalho é realizado parcialmente pela Secretaria de Turismo (Setur), em Salvador, com apoio da equipe local, mas admitiu que ainda não há um profissional exclusivo para essa função. “Eu concordo com você, é preciso aprimorar essa receptividade, essa busca”, afirmou.
Roberto explicou que, mesmo sem esse agente específico, o Centro de Convenções tem mantido uma agenda intensa: “Estamos no mês de julho e não temos mais nenhum fim de semana livre até o final de dezembro. Todos já estão com pautas prévias de ocupação”, informou. Ele reforçou que a equipe busca um equilíbrio entre eventos institucionais, religiosos e privados, e que há um esforço para manter diversidade na programação.
Como exemplo da demanda crescente, citou a Expo Cacau, programada para agosto, que ocupará grande parte do espaço, incluindo o auditório Jorge Amado, com capacidade para 1.250 pessoas, e o auditório Nacib, com 450 lugares. O hall central também é usado conforme a necessidade, e pode receber até 700 pessoas sentadas. A climatização, que era terceirizada, agora passará a contar com equipamentos próprios autorizados pelo secretário de Turismo do Estado.
Para Roberto, a proposta de ampliação do Centro com a construção de um pavilhão de feiras – que está entre as prioridades levadas ao governador – reforça ainda mais a necessidade de profissionalizar a captação externa. “O espaço sendo climatizado e ampliado, melhora ainda mais. Podemos atrair novos tipos de eventos. Mas, para isso, a captação externa precisa ser fortalecida”, avaliou.
Ele também mencionou o uso do estacionamento para eventos de grande porte e as medidas adotadas para evitar conflitos com os moradores vizinhos, como a orientação do palco para o lado do Portal da cidade e o controle de horários e volume sonoro.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “PRECISAMOS APRIMORAR ESSA BUSCA POR EVENTOS”, DIZ DIRETOR DO CENTRO DE CONVENÇÕES DE ILHÉUS