Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

A SERENA PARTIDA DE UM CONDUTOR ILUMINADO

A SERENA PARTIDA DE UM  CONDUTOR ILUMINADO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 14/08/2024 20h14
★ ★ ★ ★ ★
14

Teu sorriso aberto, leve, eterno era a marca registrada de tua pureza…

A serena partida de um condutor iluminado, imensamente dócil, incansável, impecável, impetuoso... Um versátil viajante!"
À
Mário Eurico da Motta
"Mestre Dell"

Dos vários sonhos, teus sonhos
Entusiastas e enigmáticos
Luzes acessas para um caminhar de
Luz, de pleno êxtase!

Nós cansamos de sonhar ou de amar?
A resposta está na imersão de tuas viagens, longas viagens...
Viveste com destemida força e haveria, sim, de um dia ter que partir...
Uma partida sem volta, sem revolta...
Deixando-nos envoltos em uma saudade surreal, não teremos mais de vê-lo estacionar seu caminhão sedento por um descanso e, você, sedento de sede de amar, abraçar tua esposa Lucília, teus filhos, meigos filhos...
Sonhar? Sempre sonhar!
Sentir teu afago e saber a sutileza do valor do teu abraçar...
Tua chegada era sempre uma festa, uma alegria serena e incontestável.
Nada era capaz de anular, aniquilar tua doce alegria.
Tua nobre e mansa voz cativava e encantava, daí a magnitude em saber doar amor e carisma e com os filhos aflitos por acolhimento e singelo carinho, se entregava em corpo e alma cercado de amor, puro amor de Jaqueline, Patrícia, Elizabeth, Rangel, Marla, Leco, Priscilla, Say, Lú, Rodrigo e Lucília... Denso amar!
... Ande em plena luz em uma noite de luar envolvente, acolhido sempre foste por uma Barro Preto em plenitude singular... Tua volta para casa, depois de um mês em longa viagem, era comemorada por toda gente decente!
Será que alguém cansa de amar?
As viagens eram constantes, necessárias... Sustento da família!
Teu sorriso aberto, leve, eterno era a marca registrada de tua pureza, tua sábia identidade em saber respeitar, cuidar, amar...
Sempre houve ruas, avenidas, rodovias empoeiradas, brancas, desniveladas, escuras e com curvas invariavelmente perigosas e sempre voltava de tuas longas viagens.
Hoje, nessa tua última partida, você nos deixa uma mensagem segura e notável: viajar com seu amado caminhão era seguro... Você sempre retornava, abraçava e se alegrava... Era abraçado por tua esposa, filhos e amigos... Contudo, terias que partir definitivamente e, sem o amável caminhão, velho caminhão!
Foste nos braços do senhor, do povo...
Uma caminhada leve, sublime... Sem poeiras, sem curvas ou obstáculos... Uma partida definitiva com resíduos de dores infinitas, íntimas... Não haverá mais abraços, afagos... Farão falta, sim!
O que nos fortalece é que tua saudade, teus sorrisos, tuas doçuras... Continuarão a navegar nos corações de teus filhos, Lucília e amigos!
Poderás chamar, gritar... Sabemos que ninguém o ouvirá, responderá... Irá caminhar pela cidade e seguirá viajando... Não serás interrompido, notado! Agora, sem problemas, o que importa e acreditamos é que serás sempre admirado, respeitado e amado bom "Mestre Dell", tenha convicção!
...Nesta noite, em orações, beijamos tuas essências, tuas doçuras...
Teu caminhão fez história... Ajudou a criar, educar teus filhos... Guerreiros e honestos filhos... Íntegros, saudáveis e admiráveis frutos de tuas viagens... Todos têm orgulho de vocês e estás guardado para sempre no cantinho de cada coração, creia!
De despedida, me apego ao teu afago, aos abraços e ao amor dos teus filhos, à tua sábia fórmula de viver e tu nos enviarás um nobre sorriso, de onde estiveres, sim, um último sorriso!
Ah! Mágico caminhoneiro... Grande sábio, iluminado, incansável, impecável viajante,
Até um dia!

Gratidão pelos ensinamentos.
Também, por todos os seus feitos, suas proezas, me fizeste te amar!

De coração, Nunes de Sousa.
12 de agosto de 2024.

Deixe seu comentário para A SERENA PARTIDA DE UM CONDUTOR ILUMINADO

Resposta de Fernando Caldas

A transição de um querido para uma nova condição é sempre momento de dor e reflexão para quem fica. Nunes de Sousa consegue com sua verve poética descrever o valor do homem que partiu, mostrando de forma bela que verdadeiramente ele continuará vivo nos filhos, netos e amigos, pois que é o outro quem instaura a nossa existência. O 'Mestre Dell" que a tantos conduziu, na existência, agora, relaxado na poltrona cósmica, deixa-me conduzir pela carruagem cósmica a novos destinos dentro do mistério do ser.

★ ★ ★ ★ ★ Em 18-08-2024 às 00-25h 5

Resposta de Eleniza mota

O meu tio era uma pessoa iluminada, maravilhosa e nunca será esquecido. Ele merece todas as homenagens e essa, em especial, retrata muito bem a trajetória de vida dele. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos queridos e que o nosso querido tio esteja nos braços do nosso Pai Celestial.

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 22-59h 5

Resposta de Família Mota de Souza

Querido tio, sua presença sempre trouxe alegria e amor às nossas vidas. Sentiremos sua falta e guardaremos suas memórias com carinho. Descanse em paz.

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 22-15h 5

Resposta de Gilvan mota de souza

Meu tio querido que pouco convivi mas mesmo a distância conhecia do seu caráter, sua serenidade e carisma e nesta postagem confirma o quanto era querido na sua comunidade. Uma perda irreparável mas consolado nos planos de Deus .Ele cumpriu seu propósito e louvamos a Deus por ter tido conosco por um tempo, na certeza que um dia encontraremos no novo céu e nova terra

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 22-04h 5

Resposta de Roberto Wagner

Um Homem de coração puro e de grande valor! Deus o tenha em bom lugar!

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 19-20h 5

Resposta de JOSÉ BARBOSA FILHO

Nunca ouvi falar do Sr Del, pois sou de Itabuna e raramente vou a Barro Preto. Com a leitura desse texto entrei nas entranhas do pensamento e viajei no caminhão do seu Del e contemplei todas as paradas das suas viagens. Fiquei encantado com a doçura que ele transmitia e da confiança que ele passava. Eu não consegui abraçá-lo mas me senti contemplado com os abraços que ele recebeu. Boa viagem Del e parabéns ao autor da homenagem. Dez!

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 19-13h 5

Resposta de Maria Bueno dos Santos

Lindíssima homenagem.

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 18-51h 5

Resposta de Lauro Barbosa

Resumiu tudo na história e na poesia de Del muito feliz foi Nunes. Em outra dimensão Del já está nos Braços de Deus. Saudades .

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 18-47h 5

Resposta de Fernando de Oliveira Moraes

Que homenagem linda ao grande homem pai e amigo que partiu para o lado do nosso pai aos 87 anos mais por onde ele andou deixou o seu legado parabéns meu amigo José Nunes você foi perfeito essa lindas palavras .

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 10-00h 5

Resposta de Baltazar Cordeiro Alexandrino Júnior

Linda homenagem

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 08-48h 5

Resposta de Lu Motta

Meu Pai, Sr Mário Eurico ( Del do caminhão) um ser iluminado, cidadão de bem, pai exemplar, criou seus 9 filhos com luta, sempre na simplicidade e humildade, deixou um legado, e muitas saudades, um vazio q já mais será preenchido ????

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 01-38h 5

Resposta de Sandra

Nossa!! Que lindas palavras, dá pra sentir a pessoa tão maravilhosa que ele foi...

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 00-44h 5

Resposta de Michel Reis da motta

Que poema lindo vc fez para meu pai.meu pai um homem de vida simples de um coração gigante, por onde passou deixou um legado um bom homem, bom pai, bom amigo. Só obrigado a Nunes pelo poema, vila pelo seu espaço em seu programa. Deus abençoe a todos????????????????

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 00-43h 5

Resposta de Sayonara motta

Que texto mais lindooooooo, meu pai foi um grande homem , um grande provedor , um ser de luz , que orgulhoooooooooo... eu te amo meu pai

★ ★ ★ ★ ★ Em 15-08-2024 às 00-32h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!