Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DE ILHÉUS ELEGE NOVA DIRETORIA E REFORÇA COMPROMISSO COM A CULTURA JURÍDICA

ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DE ILHÉUS ELEGE NOVA DIRETORIA E REFORÇA COMPROMISSO COM A CULTURA JURÍDICA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 15/06/2026 12h26

Reeleição de Paulo Sérgio Bomfim marca a continuidade do projeto institucional voltado à valorização da produção intelectual e da memória jurídica de Ilhéus

A Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus (ALJIL) elegeu sua segunda diretoria, marcando mais um importante capítulo na trajetória da instituição que, desde sua fundação, em março de 2024, vem trabalhando para consolidar seu objetivo como espaço de excelência voltado à valorização da cultura jurídica, à produção intelectual e à preservação da memória jurídica de Ilhéus.

A cidade de Ilhéus teve o primeiro curso jurídico no interior da Bahia, a Faculdade Católica de Direito de Ilhéus, fundada em janeiro de 1961. Posteriormente, a instituição foi incorporada à Fespi – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna e, com a estadualização desta, passou a integrar a UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Durante todas essas fases, seus egressos firmaram posições destacadas em diversas carreiras jurídicas. Atualmente, outros cursos jurídicos, também de excelência, compõem o mosaico do ensino jurídico em Ilhéus e na região.

Eleito para presidir a ALJIL, o jurista e professor Paulo Sérgio dos Santos Bomfim foi reconduzido ao cargo. Ao seu lado estará o acadêmico Cléber Roriz Ferreira, como vice-presidente. A nova composição conta ainda com Jane Hilda Mendonça Badaró, como 1ª Diretora-Secretária; Thyara Gonçalves Novais, como 2ª Diretora-Secretária; Deusdete Machado de Sena Filho, como 1º Diretor-Tesoureiro; Nilton César Gomes dos Santos, como 2º Diretor-Tesoureiro; e Marcos Antônio Bandeira, como Diretor de Biblioteca e Revista Jurídica da Academia. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os acadêmicos Carlos Alberto Medauar Reis e George Andrade do Nascimento Júnior.

A entidade possui quarenta cadeiras acadêmicas, vinculadas a patronos e patronesses que deixaram contribuições relevantes para a construção da identidade jurídica da cidade. A eleição da nova diretoria representa a continuidade de um projeto institucional que encontra suas raízes na histórica tradição do ensino jurídico que influenciou e influencia os tempos atuais.A Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus prima pelos valores que inspiraram sua criação: excelência intelectual, ética, cultura, pluralidade de ideias e responsabilidade social. Inspirada na tradição das academias literárias jurídicas brasileiras, a ALJIL reúne em seus quadros magistrados, advogados, promotores de justiça, pesquisadores, defensores públicos, professores universitários, escritores e demais operadores do Direito, profissionais de reconhecida atuação na vida jurídica local e regional.Entre as atribuições da entidade estão a promoção de solenidades acadêmicas, conferências, atividades culturais, lançamentos de obras e ações voltadas a homenagear os grandes nomes da história jurídica de Ilhéus. A academia também busca estimular a reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da ciência jurídica.Segundo o presidente reeleito, Paulo Sérgio Bomfim, a nova gestão pretende continuar trabalhando para ampliar as atividades acadêmicas, fortalecer a produção científica, incentivar publicações especializadas e consolidar a Revista Jurídica da instituição como espaço de difusão do pensamento jurídico contemporâneo. Entre as metas estabelecidas para os próximos anos estão o aprofundamento do diálogo com universidades, instituições culturais e entidades representativas do sistema de justiça.Diretoria da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus – Gestão 2026–2028- Presidente: Paulo Sérgio dos Santos Bomfim- Vice-Presidente: Cléber Roriz Ferreira- 1ª Secretária: Jane Hilda Mendonça Badaró- 2ª Secretária: Thyara Gonçalves Novais- 1º Diretor-Tesoureiro: Deusdete Machado de Sena Filho- 2º Diretor-Tesoureiro: Nilton César Gomes dos Santos- Diretor de Biblioteca e da Revista Jurídica: Marcos Antonio BandeiraConselho Fiscal- Carlos Alberto Medauar Reis- George Andrade do Nascimento Júnior

Deixe seu comentário para ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DE ILHÉUS ELEGE NOVA DIRETORIA E REFORÇA COMPROMISSO COM A CULTURA JURÍDICA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!