Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

APROVADAS PRIMEIRAS PERSONALIDADES QUE RECEBERÃO NO FINAL DESTE ANO O " TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE"

APROVADAS PRIMEIRAS PERSONALIDADES QUE RECEBERÃO  NO FINAL DESTE ANO O " TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE"
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 27/05/2021 10h14

Os primeiros “Título de Cidadão Ilheense” que serão entregues a personalidades que atuam com desenvoltura e destaque em diversos segmentos do município.

Da primeira-dama do município à uma autoridade religiosa. De médicos e uma professora a destacada liderança sindical. Em comum, todos com serviços prestados a Ilhéus. Os primeiros “Título de Cidadão Ilheense” que serão entregues a personalidades que atuam com desenvoltura e destaque em diversos segmentos do município, foram aprovados na sessão de ontem (26) à noite, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

De autoria do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), uma das homenageadas com a comenda será a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão. Nascida em Itapetinga, a esposa do prefeito Mário Alexandre teve atuação destacada quando ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contribuindo decisivamente para melhorar os indicadores socioeconômicos de Ilhéus, modernizando e impulsionando programas de desenvolvimento social. De acordo com o autor do pedido, Soane Galvão enquanto ativista de relevantes causas sociais é uma das maiores lideranças femininas do sul da Bahia.

A Irmã Eveline Pedro da Silva é outra personalidade com atuação social e religiosa a ser contemplada com a honraria. Nascida em Fortaleza, Ceará, Irmã Eveline é co-fundadora do Instituto Nossa Senhora da Aurora. Superiora Geral da Ordem, ela atua na formação humana das religiosas, é conselheira da obra, preside as celebrações, é ministra extraordinária da Sagrada Comunhão e ministra da palavra. Na diocese de Ilhéus atua na secretaria da pastoral vocacional diocesana. Com dedicação às comunidades carentes, a exemplo do Aterro do Itariri e Novo Ilhéus, atende a mais de 220 famílias com visitas aos enfermos, aconselhamentos espirituais, distribuição de alimentos, roupas e remédios. Irmã Eveline tem 45 anos e está em Ilhéus desde 2013. A sua indicação é do vereador Paulo Carqueija (PSD).

O 1º secretário da Câmara, Ederjúnior dos Anjos (PSL), teve Projetos de Decreto Legislativo aprovados, concedendo a honraria aos médicos Ricardo Moura dos Santos e Ricardo Marques dos Santos. Moura é natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Iniciou os estudos em um colégio público, cursou Medicina na Universidade Federal de Santa Maria, primeira Universidade Federal fora de uma capital. Formou-se em 1980, fez a especialização em medicina do trabalho, foi perito da justiça e trabalhou em empresas como médico do trabalho. Em 1995, foi convidado pela empresa Dilly, atualmente grupo DASS, para ser médico coordenador da medicina do trabalho do grupo empresarial, empresa que tinha filiais em países como Argentina, Chile, China, e diversas cidades do Brasil, inclusive, Itapipoca (Ceará), Vitória da Conquista, Itaberaba e Santo Estevão, na Bahia. Em 2007, fui convidado a residir em llhéus onde realizou concurso público para o cargo de médico do trabalho na Prefeitura, cuidando da saúde dos trabalhadores desta municipalidade.

O médico Ricardo Marques dos Santos nasceu em São Paulo. Desde criança admirava o irmão medico, 13 anos mais velho que ele e já sonhava em ter a mesma profissão. O pai, a título de incentivo e para mitigar a vontade do menino de ser médico precocemente, comprou um aparelho de pressão e um estetoscópio para que pudesse aferir a pressão arterial dos vizinhos e familiares, ainda que de modo amador. Dois anos depois, com a morte do pai, Ricardo interrompeu os estudos e foi ganhar a estrada, só retornando ao velho sonho de ser médico 30 anos depois. Ainda antes de formado, vinha de férias para llhéus. Apaixonou-se pela cidade. Em 2013, mudou-se para cá. Hoje presta serviços à população, especialmente ao povo do alto do Basílio, cuidando da saúde da população daquela localidade.

O sindicalista Raimundo Santos Pinheiro receberá a honraria proposta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Fabrício Nascimento (PSB). Raimundo Pinheiro é natural do distrito de Faisqueira, município de Ubaitaba, e chegou a Ilhéus em setembro de 1979. Em Ilhéus trabalhou na extinta Barreto de Araújo, indústria de beneficiamento de cacau, por cinco anos. Depois atuou como motorista profissional na Viação Águia Branca, Cargill, Mucambo e Hotel Canabrava. Em 1998 ingressou na militância sindical, com atuação no Sindicato dos Taxistas e já participou de diversas diretorias da entidade. No momento exerce a função de diretor de Imprensa no sindicato. É católico e após ter participado do Encontro de Casais com Cristo, em 1996, ingressou no grupo da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Malhado.

Outra personalidade indicada pelo vereador Fabrício e aprovada pela Câmara é Helenilda Conceição Almeida. Nascida na Fazenda Santo Antônio, distrito de Tabuleiro, em Marau, aos 5 anos mudou-se para Ubaitaba para iniciar seus estudos. Sempre dedicada nos estudos, suas primeiras formações foram em Magistério e Contabilidade (2° grau). Exerceu o oficio de professora por 15 anos. Neste período foi proprietária de uma escola (Escola Maria Luiza) no distrito de Travessão (Camamu). Em 2000 mudou-se para llhéus e, em 2002, iniciou seu trabalho como assessora parlamentar ao qual exerce ate hoje sempre com presteza, dedicação e afinco. Concursada pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2007, atua no Posto Sarah Kubistchek, no turno noturno. No ano de 2009, aos 41 anos, ingressou e graduou-se pela Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Deixe seu comentário para APROVADAS PRIMEIRAS PERSONALIDADES QUE RECEBERÃO NO FINAL DESTE ANO O " TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE"

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!