BLOQUEIO DE MOTORISTAS NO PORTO FAZ MSC CANCELAR ESCALA DE CRUZEIROS EM ILHÉUS PARA TEMPORADA 2026/2027
Decisão da maior empresa de cruzeiros do mundo, tomada nesta quinta-feira (22), deve causar impacto de milhões de reais na economia local; secretário de turismo não se manifestou
A cidade de Ilhéus acabou de perder uma importante injeção de recursos turísticos. De acordo com informações recebidas pela redação do site OTabuleiro na tarde desta quinta-feira (22), a gigante global de cruzeiros MSC Cruzeiros definiu que não operará no Porto de Ilhéus durante toda a temporada 2026/2027.
A decisão, que foi confirmada como tomada no final da manhã desta quinta-feira, põe fim a negociações que estavam em andamento para que navios transatlânticos da companhia fizessem paradas regulares na cidade no próximo ciclo. A justificativa para a mudança de planos estaria diretamente ligada a um protesto ocorrido na entrada do porto na manhã do mesmo dia.
Por volta das 9h, um grupo de motoristas de táxi, aplicativos e vans bloqueou o acesso de ônibus fretados que levavam passageiros de um navio atracado no porto. A manifestação, que causou transtorno e atrasos, parece ter sido o estopim para a decisão da MSC. A empresa, que prioriza a segurança e a logística impecável para seus passageiros, teria "batido o martelo" contra a escala em Ilhéus após o incidente.
A retirada da MSC do calendário portuário ilheense representa um duro golpe para a economia local. Estima-se que milhões de reais deixarão de circular no município. O prejuízo se estende a comerciantes, guias turísticos, restaurantes, artesãos, operadoras de passeio e ao setor de transportes como um todo, que perde justamente a demanda que os manifestantes pareciam contestar.
A reportagem do OTabuleiro tentou contato com o secretário municipal de Turismo, Maurício Tavares, para entender como a prefeitura lida com a situação e se havia tentado reverter a decisão junto à MSC. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve nenhum retorno por parte do gestor.
A ausência da MSC, líder mundial do setor, na próxima temporada, coloca em xeque a recepção e a falta de capacidade no entendimento dos setores de transportes em um dos principais terminais de cruzeiros do sul da Bahia, A cidade, que celebra seu potencial como porta de entrada para as belezas do litoral sul e do sul da Bahia, agora vê uma oportunidade milionária e de promoção internacional ser cancelada.
Deixe seu comentário para BLOQUEIO DE MOTORISTAS NO PORTO FAZ MSC CANCELAR ESCALA DE CRUZEIROS EM ILHÉUS PARA TEMPORADA 2026/2027