CURSO DE MEDICINA DA AFYA EM ITABUNA E VITÓRIA DA CONQUISTA TEM NOTA 2 NO ENAMED
Em Guanambi, o curso da Afya recebeu nota 3
As unidades Afya Faculdade de Ciências Médicas em Itabuna e Vitória da Conquista obtiveram nota 2 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), prova anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem como objetivo avaliar a formação médica no Brasil, analisando o desempenho dos cursos ofertados no país.
O balanço de resultados foi divulgado nesta segunda-feira (19). As unidades estão entre as 12 universidades que oferecem curso de medicina e serão punidas após terem mau desempenho no exame. Em Guanambi, a Afya recebeu nota 3.
Dos 26 cursos avaliados, 4 cursos obtiveram a nota máxima (5), entre as instituições está a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus; 7 ficaram com nota 4; 3 receberam nota 3 (satisfatória) e quase metade, ou seja, 12 das universidades avaliadas ficaram abaixo da média (com notas entre 2 e 1), indicando que a maior concentração está nas faixas intermediária e baixa de avaliação.
Entre as medidas a serem tomadas como punição estão restrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e suspensão da abertura de novas vagas.
Ao todo, 351 cursos foram avaliados em todo o país e 30% deles foram mal na avaliação. Destes, 24 tiveram nota 1. Na Bahia, não houve registro dessa pontuação.
Resposta de Raimundo Teófilo Silva e Silva
Pois é, a partir do momento que a "medicina" se tornou um negócio lucrativo, a nossa saúde ficou na mão desses "empresários" mercenários e inescrupulosos, que não coloca a saúde do Ser humano como prioridade!
★ ★ ★ ★ ★ Em 20-01-2026 às 13-32h 5