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DEBATE NA ILHÉUS FM APROFUNDA DESAFIOS DA FIOL E DO PORTO SUL COM A POSSÍVEL VENDA DA BAMIN À VALE

DEBATE NA ILHÉUS FM APROFUNDA DESAFIOS DA FIOL E DO PORTO SUL COM A POSSÍVEL VENDA DA BAMIN À VALE
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 10/01/2025 09h27
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Discussões iniciadas pelo programa O Tabuleiro chamam atenção para a paralisação de projetos estratégicos em Ilhéus

A repercussão do debate promovido pelo programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, sobre o futuro da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e do Porto Sul, está movimentando a imprensa baiana. No último dia 6 de janeiro, o apresentador Vila Nova recebeu os especialistas Helder Mendonça e Luiz Henrique Uaquim para discutir os desdobramentos da possível venda da BAMIN (Bahia Mineração) para a Vale e o impacto dos grandes projetos na economia e infraestrutura de Ilhéus.

Durante o programa, Helder Mendonça destacou a importância logística de Ilhéus, que tem o potencial de se tornar um hub de exportação integrando o Brasil ao mercado internacional. Ele enfatizou que a conclusão da FIOL e do Porto Sul é essencial para alavancar a região, mas apontou a falta de cronogramas claros e de gestão política como entraves significativos.

Luiz Henrique Uaquim, por sua vez, ressaltou a necessidade de maior articulação das lideranças locais e estaduais para pressionar o governo federal por soluções práticas. Ele também apontou o crescimento do setor imobiliário em Ilhéus como um reflexo do potencial da região, mas alertou para a urgência de investimentos em infraestrutura.

A discussão ganhou reforço com a publicação de uma reportagem no site Bahia Econômica, que trouxe mais detalhes sobre os desafios relacionados à paralisação da FIOL e do Porto Sul. O texto analisou os acordos entre a Vale e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), indicando que a possível aquisição da BAMIN pela Vale seria um passo estratégico para destravar as obras.

Confira, abaixo, a reportagem completa do Bahia Econômica:

A manutenção do corredor ferroviário Bahia/Minas, proposta pela FCA e os acordos que a Vale está fazendo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, podem ajudar na tentativa da Vale adquirir a BAMIN para solucionar a finalização da construção do trecho 1 da FIOL (Ferrovia Oeste-Leste), que vai de Ilhéus a Barreiras (BA).

A BAMIN venceu em 2021 uma licitação para terminar de construir e operar a ferrovia até 2026. No entanto, nada foi executado até hoje, tampouco o Porto Sul, que estava previsto.

A Vale tem interesse em adquirir esse ativo, passo fundamental para que o governo possa fazer a licitação dos trechos 2 e 3 da FIOL unidos com a FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste), que está em construção, formando um grande corredor entre o leste e o oeste do país.

Sem uma segurança de que o trecho 1 da FIOL, que dá acesso ao porto, será construído, é considerado muito difícil que haja algum interessado para o projeto FICO-FIOL.

 

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Resposta de Jota carlos

OS POLITICOS QUE INVENTARAM PORTO SUL TINHAM QUE TOMAREM VERGONHA NA CARA

★ ★ ★ ★ ★ Em 10-01-2025 às 20-12h 5
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