ILHEENSE RAMESES CÁRIDAS BUSCA O OURO NO MUNDIAL DE JIU-JITSU EM VITÓRIA (ES)
Atleta, de 19 anos, falou sobre sua preparação, desafios e busca por apoio para competir no Espírito Santo
O jovem atleta ilheense Rameses Cáridas, de 19 anos, concedeu entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira, 19 de maio, para falar sobre sua participação no 11º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, que acontecerá no próximo dia 30, em Vitória (ES). Rameses representará Ilhéus e a Bahia no evento e aproveitou o espaço para relatar os desafios enfrentados para manter o ritmo de atleta de alta performance, ao mesmo tempo em que concilia os estudos, e reforçar a importância do apoio de patrocinadores da iniciativa privada e do poder público — especialmente das secretarias de Esporte.
Treinando desde os 10 anos e com uma rotina atual de musculação e treinos noturnos, Rameses contou que vem se preparando ao longo de todo o ano com foco no Mundial. Mesmo diante da exigente rotina, ele também está dedicado aos estudos e concursos públicos — inclusive, foi aprovado recentemente em um concurso na área da saúde.
Com uma trajetória de 10 anos de participações em mundiais, o atleta já acumula quatro títulos de campeão, três de vice e um terceiro lugar. “Esse ano, a gente vai com foco total, com vontade de vencer”, declarou durante a entrevista. Ele relembrou que seu primeiro Mundial foi em São Paulo, e hoje encara seu 11º desafio na competição mais experiente, mas ainda precisando lidar com limitações financeiras.
Por falta de patrocínio, Rameses precisará fazer a tradicional e desgastante viagem de “bate-volta” para a competição, chegando à cidade no mesmo dia da disputa. “O ideal seria chegar com dois ou três dias de antecedência para descansar e se preparar melhor, mas isso gera custo”, explicou.
Outro ponto destacado pelo atleta foi a mudança de categoria: agora ele compete no adulto leve (de 70 a 76 kg), depois de sair da categoria pena (até 70 kg). A decisão foi estratégica, já que o peso do kimono, que pode chegar a 2 kg, poderia colocá-lo acima do limite na balança e obrigá-lo a perder peso de última hora, o que comprometeria o rendimento. “Chegar cansado na luta prejudica muito o desempenho. Então, preferi subir de categoria”, disse.
A preparação para o Mundial envolve alimentação equilibrada, treinos técnicos e musculação. “Mesmo abaixo do peso, não é qualquer comida que a gente pode comer. Tem que manter o equilíbrio com frutas, batata-doce, saladas e proteínas”, explicou Rameses.
Durante o bate-papo com o comunicador Vila Nova, Rameses reforçou a necessidade de apoio para poder continuar representando Ilhéus e a Bahia em alto nível. Ele destacou que muitos adversários têm acesso a estrutura e recursos superiores, o que amplia a desigualdade nas competições. “O apoio é fundamental para chegar bem, descansar, competir com mais chances”, reforçou. Vila Nova destacou que é muito importante ter o apoio da secretaria de esportes do município, e que a gestão tenha recursos financeiros destinados à pasta, para auxiliar atletas ilheenses que estão disputando campeonatos estaduais e mundiais.
O atleta encerrou a entrevista com o otimismo de quem já venceu muitas batalhas nos tatames e fora deles, e agora busca vencer também o desafio do reconhecimento e do apoio. Empresas, instituições e representantes do poder público podem ser parceiros importantes na construção dessa nova conquista.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para ILHEENSE RAMESES CÁRIDAS BUSCA O OURO NO MUNDIAL DE JIU-JITSU EM VITÓRIA (ES)